Resiste Isidoro



Resiste Isidoro

Está suspensa por 15 dias a reintegração de posse das ocupações do Resiste Isidoro - Rosa Leão, Esperança e Vitória - , na Região Norte de Belo Horizonte. A decisão foi tomada após um acordo entre o governo estadual e representantes das ocupações e movimentos sociais que participaram de uma reunião na Defensoria Pública de Minas Gerais, na segunda-feira (22).

As negociações foram retomadas após a Polícia Militar (PM-MG) ter reprimido, na última sexta-feira (19), a marcha de moradores das ocupações na MG-010. Participantes da mobilização denunciaram que "para liberar a linha verde balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo".

Várias pessoas ficaram feridas, entre elas um bebê que levou um tiro de bala de borracha, de acordo com manifestantes. Após um ônibus ser queimado, o Corpo de Bombeiros foi chamado combate às chamas e a Cemig foi acionada por causa do risco para rede elétrica. Após o confronto, o governo de Minas emitiu nota afirmando que não iria tolerar a interdição de vias públicas. O Executivo disse, ainda, que o movimento de moradia havia rejeitado a proposta de reassentamento das famílias e não estava aberto à negociação.

No entanto, lideranças das ocupações afirmaram que a proposta estava sendo estudada e que nunca se fecharam às negociações. "Era uma manifestação muito tranquila. Não entendemos a repressão de forma desproporcional", disse o coordenador do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Léo Péricles.

Durante a reunião, foram apresentadas fotos dos moradores que foram atingidos durante o confronto. Péricles informou que mais de 80 pessoas ficaram feridas, segundo o Estado de Minas. O governo de Minas representado pelo secretário de direitos humanos, Nilmário Miranda, não conversou com a imprensa ao final da reunião. Representantes da Arquidiocese também participaram do encontro e ratificaram que o arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor de Oliveira Mol teria, pessoalmente, feito o pedido ao governador Fernando Pimentel para suspender a reintegração de posse.

Fone: Minas 247

item-0
item-1
item-2
item-3