Repressão: sindicalista critica Moro e é intimado pela PF

O dirigente da CUT-R, Roberto Ponciano, servidor da Justiça Federal no Rio, recebeu na quinta-feira (30), um Mandado de Intimação expedido pela Polícia Federal para comparecer no próximo dia 11/04 à Superintendência da PF, no centro do Rio de Janeiro. A medida se assemelha à intimações a que foram submetidos o petroleiro Emanuel Cancella, coordenador da Secretaria Geral do Sindipetro-RJ, e o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, ambos convocados a depor na condição de suspeitos de praticarem crimes de opinião,

Ponciano é diretor adjunto da Secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT-RJ e, segundo a notificação, está sendo investigado por possível ocorrência de delito previsto nos artigos 140 (injúria), 147 (ameaça), 286 (incitação ao crime) e do Código Penal bem como no Artigo 2º, inciso 1º da Lei nº 12.850/2013, tendo em vista que pessoas ainda não identificadas estariam usando perfis em redes sociais par atentar contra a vida do juiz federal Sergio Moro.

“Escrevo textos em meu perfil numa mídia social e em sites de opinião criticando sim procedimentos da Lava Jato e a seletividade do juiz Moro. Faço somente análises do contexto da investigação, ao criticar como ela acabou por se tornar uma orquestração política usada por veículos de comunicação e a direita interessados apenas em demonizar a imagem do Partido dos Trabalhadores e de suas lideranças. Em momento algum quis injuriar e ameaçar a integridade física do juiz Sergio Moro e de qualquer outra pessoa ou autoridade envolvidas na investigação”, afirma Roberto Ponciano que também é filósofo e pesquisador marxista.

Fonte: CUT Minas