Refinaria Clara Camarão aumenta preço da gasolina e diesel, 24h após privatização

A população do Rio Grande do Norte sofreu em apenas 24h as consequências negativas da privatização da Refinaria Clara Camarão, localizada em Guamaré (RN). A empresa que pertencia à Petrobras, vendida para 3R Petroleum, anunciou um reajuste nos preços da gasolina e do diesel logo após a concretização do negócio que foi acertado em janeiro de 2022 no governo de Jair Bolsonaro (PL) e concluído na última quarta-feira (7). Os entusiastas desta privatização foram os deputados federais João Maia (PL), Beto Rosado (PP), ex-ministros da Comunicação, Fábio Faria e o de Desenvolvimento Regional, condenado à perda de mandato, Rogério Marinho (PL).

Com o reajuste repassado ao consumidor, o preço do Diesel S500 saltou de R$ 2,85 para R$ 3,36, um aumento de R$ 0,51 por litro. Já a gasolina saiu de R$ 2,68 pela para R$ 2,91, num acrescimento de R$ 0,23 por litro.

Os aumentos devem impactar as contas dos consumidores e interrompem "uma sequência de redução dos preços de combustíveis", quase imperceptível na política de preços de combustíveis no estado, desde o início do Governo Lula e da gestão de Jean Paul Prates à frente da Petrobras.

Desde que assumiu a presidência da Petrobras, Jean Paul Prates tem falado em fortalecer a presença da empresa no Nordeste. A estatal está reavaliando a venda de ativos de óleo e gás na região, ao mesmo tempo em que busca transformar o Nordeste em um importante polo de investimentos em transição energética. No entanto, alguns processos de venda iniciados no governo Bolsonaro estão em fase de conclusão. É o caso do Polo Potiguar, no Rio Grande do Norte.

Além do aumento nos preços dos combustíveis, a venda do polo potiguar vai afetar a vida de cerca de 2.400 trabalhadores e trabalhadoras, entre concursados e celetistas. Segundo a diretoria do Sindipetro-RN, cerca de 300 pessoas foram demitidas e outras 950 já receberam aviso prévio.

O Polo Potiguar

A aquisição pela 3R Petroleum, compreende três subpolos (Canto do Amaro, Alto do Rodrigues e Ubarana), totalizando 20 concessões, sendo três concessões marítimas e 17 concessões terrestres, além de infraestrutura de operação já instalada, como as instalações do Ativo Industrial de Guamaré (AIG), que compreendem unidades de processamento de gás natural (UPGN) e um Terminal Portuário, e a refinaria Clara Camarão.

Segundo matéria publicada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), a transação do Polo Potiguar foi precificada em 1,38 bilhão de dólares. A empresa 3R pagou 1 bilhão e 98 milhões de dólares, que produz cerca de 6 bilhões de dólares brutos por ano, sem tirar as despesas. Na assinatura do contrato, a contratante desembolsou o equivalente a 8% do valor total, ou 110 milhões de dólares, o equivalente a R$ 572 milhões. Os valores restantes serão pagos em quatro anos, a partir de março de 2024.

Agenda

Na próxima segunda-feira (19), será realizada na capital Natal, reunião entre o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e a Petrobras, com presença do presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Por Concita Alves (CUT-RN)