Alguns trabalhadores da Cemig reclamaram sobre a ausência do último depósito do FGTS. Anteriormente, o FGTS vencia todo dia 7. Na prática, pro volta do dia 10 os trabalhadores recebiam o valor. Agora, receberão apenas após o dia 20 de cada mês.
A informação é do portal do Governo Federal, publicada no dia 19 de março: “A partir da competência março/2024, o recolhimento dos tributos e FGTS por meio do DAE passa a ter vencimento até o dia 20 do mês subsequente. A competência março/2024 terá o vencimento em 19/04/2024, pois dia 20 é sábado”. “Além disso”, continua a nota, “a partir de abril/2024, a abertura da folha da competência seguinte, para envio de eventos de remuneração, passará a ser no dia 21 do mês”.
Mesmo diante da alteração acima, a Cemig continuará efetuando os pagamentos dos salários no penúltimo dia útil do mês, mas só vai recolher o FGTS no dia 20 do mês subsequente.
Perguntamos: durante todo esse período (pouco mais de 20 dias), esse valor, que é direito do trabalhador, ficará no caixa da Cemig? O Sindieletro entrou em contato com o RH da Cemig solicitando uma reunião para apurar mais informações e tratar o tema. Estamos aguardando retorno.