Inscreva-se para o evento do dia 15 de agosto. É gratuito:
https://docs.google.com/forms/d/1tKu4_PgEKwzATnVvkrkL68eiX624AseOLbXwozdj5VQ
Objetivos:
Iniciar diálogos sobre o racismo ambiental e as reparações, introduzindo os conceitos, abordando como eles estão presentes nos territórios e como atingem de forma diferentes e desproporcionais determinados setores marginalizados da sociedade.
Quando?
No dia 15/08/2023, das 09h às 16h.
No Sindieletro/MG: Rua Mucuri, 271 - Bairro Floresta (Belo Horizonte/MG).
Público:
Grupos e coletivos do movimento negro organizado; coletivos comunitários, de rap e hip-hop; direções sindicais; militantes das cidades e bases de trabalho; categorias profissionais; movimentos sociais e demais pessoas interessadas.
Metodologia:
Encontro presencial com construção de diálogos sobre como os ambientes hostis, a vulnerabilidade social, a precarização e a ausência dos serviços públicos se relaciona com as estruturas do racismo.
Programação:
Mediação:
Benilda Brito é mestre em gestão social, pedagoga, CEO da Múcua Consultoria e Assessoria Interdisciplinar e ativista pela educação no Malala Fund e N´Zinga Movimento de Mulheres Negras/MG.
Diva Moreira é jornalista e cientista política pela UFMG. Tem longa trajetória em defesa das políticas sociais e dos direitos humanos. Nas últimas décadas, tem se dedicado à pesquisa sobre reparações. Vai lançar em 2024 o livro Justiça racial e reparações: o caminho para a democracia no Brasil.
José Carlos de Souza é bacharel em direito, coordenador estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) e secretário de mobilização do PT de Santa Luzia.
Manhã:
9h às 9h30: Café da manhã e acolhida
9h30 às 9h50: Mística de abertura com a Roda das pretas
9h50 às 10h: Abertura do espaço
10h às 12h30: Diálogos sobre o racismo ambiental
Tarde:
12h30 às 13h30: Pausa para almoço
13h30 às 16h: Diálogos sobre reparações
Mais informações: formacao@sindieletromg.org.br
REALIZAÇÃO: Sindieletro/MG, Roda das Pretas, N’ZINGA e MNU-BH.