Quase um mês após a entrega da pauta, gestão Zema na Cemig segue lógica desleal e desrespeitosa ao não marcar reuniões

A tática adotada pela gestão Zema na Cemig de adiar o início das reuniões de negociação do Acordo Coletivo 2023/24 para próximo à data-base revela uma estratégia que visa pressionar os trabalhadores a aceitarem condições desfavoráveis. Não é novidade, essa artimanha é muito conhecida pela categoria e tem sido usada em todas as negociações da gestão Zema na Cemig. Ao deixar as discussões para o último momento, a empresa pretende criar um ambiente de incerteza e tensão entre os funcionários, tentando desmobilizar a categoria para lutar por um acordo justo.

A postura da gestão demonstra uma falta de comprometimento com o diálogo construtivo e a negociação justa. Ao protelar as negociações, a empresa mina a confiança dos funcionários, tornando as conversas mais difíceis e contribuindo para a deterioração das relações laborais. É desleal! Mas essa pressão psicológica não fará os trabalhadores cederem a pautas que não refletem suas verdadeiras necessidades e expectativas. Estamos atentos e cobrando as negociações: Cemig, marque imediatamente a primeira reunião! A categoria não ficará à revelia dos desmandos da gestão Zema!

É fundamental que estejamos alertas para essas táticas e que nos unamos, como sindicato e categoria, para defender nossos interesses com firmeza, garantindo que a empresa cumpra suas obrigações e respeite nossos direitos como trabalhadores. Juntos, vamos resistir e lutar por acordos coletivos que realmente beneficiem a classe eletricitária.

Campanha a todo vapor

Nossa campanha teve o pontapé inicial no final do mês de julho, quando iniciamos as setoriais de levantamento de pré-pauta. No dia 22 de agosto, o Sindieletro realizou um ato simbólico em Belo Horizonte, durante o qual entregou a pauta de reivindicações da categoria para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2023/24. A pauta foi entregue tanto na sede da Cemig quanto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na Cemig, a pauta foi entregue à gestão da empresa por meio do coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada. Ele apresentou os principais pontos da pauta e solicitou ali mesmo a primeira reunião de negociação da campanha. No entanto, o presidente da empresa, Reynaldo Passanezi, não nos recebeu, seguindo a postura autoritária semelhante ao presidente anterior, Cledorvino Belini.

Estamos a todo vapor nas mobilizações contra a PEC de Zema, que pretender mudar a Constituição Mineira para facilitar a venda das estatais. Participamos do histórico ato unificado do dia 29 de agosto; seguimos dialogando com parlamentares, movimentos e população; e marcamos presença em audiências públicas sobre o tema que vem surgindo na capital e em todo o estado.

A direção do Sindieletro realizará setoriais em todas as regionais de Minas Gerais, estabelecendo um debate crítico contra as privatizações, em defesa de nosso ACT, e levando os materiais de campanha para a categoria. As setoriais estão previstas para ocorrer entre os dias 18 e 29 de setembro. Procure o coordenador de sua regional para mais informações!

O sindicato está mobilizado para pressionar e garantir as pautas de interesse da categoria eletricitária. Pressione você também! Vista sua camisa de luta – desta ou de campanhas passadas –, use os adesivos do Sindieletro, compartilhe nosso conteúdo. Participe das atividades e audiências!

Cemig: esse “trem” é nosso!