Quase 60% dos deputados é favorável à isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

De acordo com um levantamento realizado pelo g1, cerca de 60% dos 513 deputados federais eleitos em 2023 se posicionaram a favor da correção da faixa de isenção do Imposto de Renda, que seria elevada para R$ 5 mil. Essa medida foi prometida pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha, mas ainda não foi implementada.

Alguns dados do levantamento:

A favor da correção: 300 (58%)

Contra a correção: 21 (4%)

Não quiseram responder a essa pergunta: 11 (2%)

Não responderam ao questionário: 181 (35%)

Atualmente, o governo está trabalhando em um projeto para elevar o piso de isenção do IR a partir de maio para aqueles que ganham até R$ 2.112, por meio de uma Medida Provisória que precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para se tornar lei. No entanto, se a tabela fosse corrigida integralmente pela inflação, cerca de 29 milhões de pessoas que recebem até R$ 4.723,78 por mês em 2023 ficariam isentas do Imposto de Renda em 2024, de acordo com cálculos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco).

Fonte: Brasil 247