Quarta Vermelha é um sucesso!



Quarta Vermelha é um sucesso!

Mais uma vez, a Cemig decepcionou e frustrou as expectativas da categoria quanto ao Acordo de Primarização e a renovação do nosso ACT. No Linha Viva nº 172, divulgado na casa ontem, apenas apresentou um documento com premissas que, basicamente inviabilizam a primarização. Hoje, a empresa informou para os dirigentes sindicais em vigília na Sede que fará uma reunião às 16 horas para discutir o assunto.

No Linha Viva, a Cemig anunciou que vai discutir as atividades de ingresso de novos trabalhadores somente a partir de 2016. Ou seja, na prática nada de acordo, nada de considerar a nossa proposta! Assim, a empresa reapresentou as dificuldades para não fazer o que precisa urgentemente ser feito: colocar fim às terceirizações das atividades-fim!

Passaram-se 10 meses de novo governo, mas não vimos na Cemig nada de novo. Desde o primeiro mês da atual gestão dessa empresa, cobramos propostas e práticas para viabilizar a primarização e, neste momento, em pleno novembro, os gestores apresentam dificuldades e afirmam que só dá para primarizar em 2016? A empresa não apresentou nenhum estudo, nenhuma planilha, ou seja, nada foi feito até hoje para viabilizar os compromissos do governador. É desrespeito demais com os trabalhadores e a sociedade, que elegeram Fernando Pimentel para fazer diferente em Minas Gerais e em suas empresas públicas.

Nós insistimos no recado para a Cemig: para vencer as dificuldades tem que ter atitude, tem que partir para a prática! Queremos a primarização e um ACT que valorize os trabalhadores. Queremos virar a página com novas práticas, sem mais blá blá blá. É necessário que a empresa entenda isso e mude a sua postura.

Reafirmamos que a vigília dos nossos companheiros na sala do Comitê de Negociação só termina quando a Cemig apresentar proposta objetiva de primarização, com a garantia de um acordo que prevê número de eletricitários a serem contratados, atividades que serão primarizadas e quais os prazos. Cobramos que a empresa comece pela contratação imediata de 1.500 eletricistas.

ACT: queremos discutir toda a pauta, já!

A Cemig disse que vai voltar a discutir a primarização e marcou reuniões só para a negociação do nosso ACT 2015/2016. Recebemos ofícios da empresa para duas reuniões, amanhã, quinta, sobre Saúde e Segurança, pela manhã, e PCR, à tarde. Na sexta, dia 13, foi anunciada reunião com o tema Relações de Trabalho, de manhã. Sobre outros pontos da nossa pauta, como primarização, produtividade, condições econômicas e PLR, entre outros, a empresa não agendou nenhuma data. Nossa cobrança e nossa expectativa é debater na quinta e sexta toda a nossa pauta, temos o dia e a noite toda.

NOSSA QUARTA-FEIRA VERMELHA EM SOLIDARIEDADE AOS COMPANHEIROS EM VIGÍLIA CONTINUA FIRME, FORTE E GRANDE. PRECISAMOS DE TODA MOBILIZAÇÃO DA CATEGORIA E CHEGOU A HORA DE AMPLIARMOS A NOSSA PARTICIPAÇÃO.

De todo o Estado chegam manifestações de solidariedade

Os diretores do Sindieletro que estão em vigília pelo Acordo da Primarização podem ter a certeza que, aqui, do lado fora, a categoria está unida em solidariedade à luta deles e de todos nós. Manifestações de apoio à vigília surgem nas portarias da empresa, na Grande BH e interior.

Os locais de trabalho na Cemig hoje se encheram de vermelho. Eletricitários que participam das assembleias setoriais se vestem de vermelho para manifestar solidariedade e a convicção de que todos também estão na luta.

Em Teófilo Otoni, a mobilização começou ainda na terça-feira. Pela manhã eletricitários se uniram com um forte aplauso à luta do Sindieletro e, hoje, concentraram-se na portaria, de vermelho.

Na Cemig da Itambé, a eletricitária Sílvia Montanari Gott fez questão de usar o microfone para convocar os companheiros para a luta. “Não basta estarmos aqui na portaria lutando juntos com os companheiros do Sindieletro, temos que ampliar nossa participação, nos unirmos ainda mais. Ainda falta muita gente aqui nesta Quarta Vermelha. É preciso ter a consciência de que a nossa luta se fortalece com a união de todos, todos ganham”, destacou.

O diretor do Sindicato, Marcelo Correia, convocou cada trabalhador presente na Quarta Vermelha da Itambé para conversar com seus colegas, argumentar sobre a importância das mobilizações, da importância de fecharmos o Acordo de Primarização e um ACT digno e que valorize toda a categoria. “Nossa força está na participação e união de todos os eletricitários, vamos buscar mais adesão para as nossas lutas, vamos vestir a camisa da Campanha Salarial e virar o jogo de enrolação da Cemig”, afirmou.

A Quarta Vermelha é um sucesso também nos demais locais de trabalho. Aguarde novas informações sobre a nossa mobilização, na Região Metropolitana de BH e no interior.

BarbacenaBom Despacho
CriuItambé
Itaúna

CRIUB

Montes ClarosParacatu
Pará de MinasPatos de Minas
Ponte NovaSão Gabriel
São João Del ReiUsina de Gafanhoto
Governador ValadaresSede
item-0
item-1
item-2
item-3