Quais os golpes mais comuns aplicados em aposentados do INSS?

Ao longo dos anos, novos tipos de golpes passaram a ser aplicados em diferentes vítimas no Brasil. Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são, recorrentemente, abordados por criminosos. Algumas fraudes já estão bem conhecidas o que possibilita evitar novos casos. Contudo, é preciso estar atento.

Golpes mais comuns aplicados em aposentados do INSS

As pessoas que aplicam golpes costumam encontrar novas maneiras para enganar os beneficiários do INSS. No entanto, algumas ações já se tornaram bastante comuns. Conheça algumas delas.

Prova de Vida

O golpe relacionado à Prova de Vida do INSS é o que vem sendo aplicado recentemente. Consiste em enviar uma mensagem ou até mesmo entrar em contato via telefone com o segurado e afirmar que é necessário realizar uma prova de vida para que os benefícios não sejam interrompidos.

Preocupados, visto que muitos dependem do dinheiro que recebem do instituto, as pessoas fornecem as informações pessoais para que possa ser agendado o procedimento. No entanto, isso tudo não passa de um golpe.

Vale ressaltar que a Prova de Vida exigida pelo INSS está em processo de transição. A partir do próximo ano, não será mais obrigatório comparecer em agências bancárias para comprovar a existência. Isso porque o próprio instituto usará as informações dos segurados registrados nas bases do Governo Federal.

Possibilidade de Empréstimo

Nesse caso, o golpista oferece possibilidades de empréstimos muito atrativas. Para garantir a oportunidade, o segurado deve fazer um depósito. É bem comum, mas as pessoas ainda são enganadas com esse tipo de situação.

É importante deixar claro que é proibido por lei que instituições financeiras solicitem depósito antecipado para a contratação de empréstimos.

Link nas redes sociais

Uma outra forma muito utilizada pelos golpistas, é o envio de links por meio das redes sociais do segurado. Geralmente, o link é acompanhado de uma mensagem que diz sobre a necessidade de atualização dos dados pessoais. Caso o aposentado ou pensionista acesse o site indicado, dados bancários e demais informações podem ser fornecidas ao criminoso.

Canais oficiais do INSS

Para evitar esse tipo de situação, é preciso saber que todas as informações relacionadas ao INSS são emitidas apenas pelos canais oficiais do instituto. Caso receba alguma coisa e fique em dúvida sobre a veracidade, basta entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 135. Informações gerais também podem ser consultadas pela plataforma Meu INSS.

Além disso, a Caixa Econômica Federal oferece um canal de informações pelo número 0800 726 0207, na opção 7.

Fonte: Seu crédito Digital, por Rafaela Medolago

OBSERVAÇÃO DO SINDIELETRO: Outra modadalidade de golpe é enviar para o aposentado mensagens por WhatsApp ou e-mail (tem casos até de correspondências via Correios), usando nome de advogados de entidades (sindicais, inclusive) ou de escritórios de advogacia,  informando sobre ganho de ação na Justiça e solicitando antecipação de dinheiro para liberar a indenização, com depósitos bancários ou via PIX. É golpe na certa e, infelizmente, eletricitários aposentados e ativos já foram vítimas, recentemente, desse golpe. Reafirmamos: o Sindieletro jamais solicita dinheiro para liberar indenizações de ações na Justiça a favor dos trabalhadores aposentados ou ativos. Nossa orientação é sempre para o eletricitário procurar e conversar com o Departamento Jurídico para informações e orientações sobre processos vitoriosos em prol da categoria.