Prova de vida já tem a opção de ser feita por biometria facial, pelo celular

Anualmente, os beneficiários do INSS, obrigatoriamente, têm que se dirigir à uma agência bancária para realizar o procedimento da Prova de Vida, mecanismo para evitar fraudes ao sistema previdenciário. Mas, devido à pandemia, a evolução tecnológica e a modernização do INSS, as pessoas poderão realizar a prova de vida sem sair de casa, via aplicativo instalado no celular.

Um projeto de prova de vida por meio de reconhecimento (biometria) fácil já está em funcionamento e permitirá que cerca de 500 mil beneficiários realizem sua prova de vida através sem sair de suas casas. A convocação está sendo feita através do envio de e-mails, SMS ou Central 135.

Mas, afinal, o que é biometria facial? E como farei?

É o reconhecido da imagem do seu rosto. O INSS entrará em contato via e-mail, SMS ou Central 135, o beneficiário será orientado a instalar o aplicativo Meu INSS, pelo qual será realizada a biometria com via câmera do seu celular.

Como saberei que a mensagem enviada não é um golpe?

Segundo orientação publicada no site oficial do INSS, “o remetente que enviará o SMS será identificado como 280-41. Por isso é importante ficar atento. Qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada, pois não foi enviada pelo INSS. Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações.”

Fonte: Sindicato Nacional dos Aposentados