Proposta de ACE dos turnos de revezamento e escalas é aprovada na base de pressão e chantagem



Proposta de ACE dos turnos de revezamento e escalas é aprovada na base de pressão e chantagem

Durante as reuniões setoriais e assembleias realizadas sobre o Acordo Coletivo Específico de Turno Ininterrupto de Revezamento, Escalas de Turno Fixo e Escalas de Revezamento, constatamos que há imensa disparidade de tratamento dos trabalhadores em diferentes setores.

Os profissionais que atuam no Centro de Operação da Distribuição (COD), por exemplo, não têm permissão de alterar a escala e são tratados com pouco ou nenhum diálogo. Já o pessoal do Centro de Serviços Integrados (CSI) não recebe o adicional de sala de controle que é pago aos trabalhadores do COD e do Centro de Operação do Sistema (COS).

Apesar da aprovação da proposta em 66,9%, o alto percentual de rejeição (29,5%) se deve às condições de trabalho. Grande parte dos profissionais desses setores está participando do programa Energia Mental para tratar do adoecimento que a própria empresa promove.

Para o Sindieletro, o resultado das assembleias é fruto de uma combinação de fatores: chantagem e pressão, barreiras impostas pela gestão e coação direta. A empresa não informou aos sindicatos o número nem os nomes dos trabalhadores em escala para que pudéssemos realizar a devida convocação e garantir a todos os trabalhadores o seu direito a voto.

 

------------------------------------------------------

Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:

Facebook | Instagram

 

ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)

Grupo para ativos do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para ativos do Sindieletro no Telegram

Grupo para aposentados do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para aposentados do Sindieletro no Telegram

Converse com o Sindieletro no WhatsApp

-------------------------------------------------------

 

A gestão também pressionou os trabalhadores para aprovar a proposta ameaçando implementar a escala 6x12 a partir de 1º de outubro. Para coroar os absurdos, supervisores participaram das assembleias para constranger os trabalhadores em seu exercício legítimo de voto.

Apesar da tentativa de divisão da representação da categoria por parte da empresa, o acordo entre os sindicatos representantes Sindieletro e Sintec permitiu a unidade das assembleias. Uma proposta empurrada goela abaixo, ao estilo de imoralidade habitual da gestão Zema. Nossa luta continua!

 

item-0
item-1
item-2
item-3