Após o leilão das usinas da Cemig, realizado na última quarta-feira, 27, lideranças políticas já se movimentam para fazer resistência a esse ataque do governo golpista.
Durante o fechamento desta edição do Chave Geral, na quinta-feira (28), fomos informados de que um grupo de 36 senadores protocolou um projeto de referendo para revogar o leilão das quatro usinas hidrelétricas da Cemig e de blocos para exploração de petróleo promovidos pelo governo ilegítimo de Michel Temer. O anúncio do projeto foi feito pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da Frente Ampla de Defesa da Soberania Nacional.
Já na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) é autor de um projeto de decreto legislativo para suspender os efeitos de portarias que delegaram à Aneel e ao Ministério de Minas e Energia a realização do leilão de outorga. A proposta foi o primeiro item da pauta de votação do CCJ na última quinta-feira (28) e foi aprovada. Agora, o projeto passará pelo plenário da Câmara e pelo Senado.
Na segunda-feira (2) haverá reunião de emergência da Frente Mineira em Defesa da Cemig. Também foi requerida audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).