Privatizada em 2017: transformador de São Simão pega fogo



Privatizada em 2017: transformador de São Simão pega fogo

Um dos transformadores da Hidrelétrica São Simão pegou fogo na noite da última quarta-feira (30/1), o que fez com que a Companhia Independente Bombeiro Militar de Quirinópolis fosse acionada para atender a ocorrência. A Usina Hidrelétrica São Simão está localizada entre os municípios de São Simão, em Goiás, e Santa Vitória, em Minas gerais, e possui uma barragem que se estende por 3.500 metros.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ao chegar no local, o foco principal do incêndio no transformador da usina que pegou fogo já havia sido extinto pela brigada da empresa. Coube aos bombeiros, então, a ação de coordenar, extinguir as labaredas que estavam reiniciando e resfriar o local do sinistro. Após controlar e garantir a segurança do local, foi possível realizar a drenagem do óleo do transformador, cerca de 80 mil litros.

Inaugurada em 1978, a Usina Hidrelétrica São Simão (UHE) está localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás, entre os municípios de São Simão (GO) e Santa Vitória (MG). De acordo com o site da empresa responsável pela usina, a SPIC Brasil, a usina opera com seis turbinas, que geram 1.710 MW, energia suficiente para abastecer 6 milhões de habitantes.

Ainda segundo a SPIC Brasil, o lago da UHE São Simão é capaz de armazenar 2,54% do volume represável pelos reservatórios do Sistema Sudeste/Centro Oeste, o que representa 6,7% do armazenamento de água do sub-sistema do Rio Paranaíba. A área máxima inundada pelo reservatório é de 722,25 km².

Sua barragem se estende por 3.500 metros de comprimento e a altura máxima é de 127 metros.

A SPIC Brasil, uma empresa chinesa e atual operadora da Usina Hidrelétrica São Simão, informou que a  Brigada de Emergência da Usina e o Corpo de Bombeiros de Quirinópolis controlou totalmente o fogo, sem feridos e nenhum dano ao meio ambiente. As causas estão sendo investigadas.

A empresa confirmou ainda que o transformador danificado será substituído por um reserva nos próximos dias, restabelecendo a capacidade de geração plena.

Fonte: Dia Online

Opinião do Sindieletro: 

Para o Sindicato, o incêndio tem tudo a ver com a privatização da Usina, vendida em 2017, junto com as hidrelétricas Miranda, Volta Grande e Jaguara. O setor de energia é estratégico para o país, garante a soberania nacional, mas quando empresas desse setor são privatizadas, o resultado não poderia ser pior. Os novos donos demitem em massa, não investem em manutenção e ainda pressionam para aumentos abusivos das tarifas. É o lucro acima do serviço e emprego públicos de qualidade.

 

item-0
item-1
item-2
item-3