Privatização do saneamento já provoca aumento de tarifas pelo País

Conforme inúmeras vezes alertado por este sindicato, de que a privatização do saneamento somente seria interessante para o capital privado, o Sindicato dos Urbanitários da Paraiba (Stiupb), já tem informações de que em Ouro Preto (MG), os valores pela cobrança do consumo d'água e também de esgoto, pós venda da estatal, assustam os moradores da região.

As informações dão conta que, após o inicio da cobrança efetiva pelo consumo de água e esgoto em Ouro Preto pela SANEOURO, começaram a circular nas redes sociais várias faturas emitidas pela empresa onde o consumo mensal da residência apurou um valor que ultrapassa os R$ 600,00 (seiscentos Reais).

Segundo a concessionária Saneouro, durante os quatro primeiros meses, foram enviadas simulações para que os usuários se preparassem e se adequassem à nova realidade uma vez que seria cobrado pelo consumo EFETIVO.

Além disso durante esse tempo, os moradores ainda poderiam verificar se as instalações hidráulicas do imóvel apresentavam vazamentos e ainda adequar seus hábitos de consumo. Ou seja, a empresa privada só pensa no lucro, não se importa com a questão social.

Essa situação em Ouro Preto é apenas um exemplo, mas em várias partes do País e no mundo, os técnicos têm comprovado aumentos estratosféricos nas tarifas.

NA PARAÍBA - O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), nesse processo eleitoral, tem defendido junto aos candidatos a manutenção da Cagepa enquanto empresa pública, não apenas enxergando que que a Companhia possa valorizar os seus profissionais, mas que também tenha um olhar especial para o saneamento onde é deficitário e investimentos de forma igualitária em todos os municípios.

Fonte:Stiupb