Primeiro dia de greve é marcado por mobilizações na capital e interior

O primeiro dia da nossa greve por tempo indeterminado, nesta segunda-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi marcado por concentração de trabalhadores e trabalhadoras na Sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, BH, e por atividades no interior do estado, com dirigentes do Sindieletro presentes nas portarias da empresa, mobilizando os eletricitários e eletricitárias. Em BH, o ato na Sede contou com a apresentação do conjunto musical Brasil Samba Show, dando ritmo à mobilização. Também refletimos sobre o Dia da Consciência Negra.

A greve foi decidida em assembleias realizadas no período de 13 e 14 de novembro, que também rejeitaram a proposta apresentada pela gestão da Cemig para o ACT 2023. A greve é pela negociação de fato do nosso ACT, por um Acordo de Trabalho digno, contra as simulações de diálogo pelos representantes da empresa em mesa que deveria ser de mesa de negociação de fato, em defesa do plano de saúde e da Cemig.

Nosso coordenador-geral, Emerson Andrada, lembrou que hoje, após 20 dias de vencida a data-base, a gestão da Cemig não foi capaz de negociar uma proposta que contemple a intencionalidade, os desejos e os direitos da categoria eletricitária e, por conta disso, a categoria deflagrou a greve em defesa do ACT. Lembrando: a nossa pauta foi entregue em 22 de agosto.

"Após longas e exaustivas reuniões, foram sete reuniões, a direção da Cemig apresentou uma contra pauta para as entidades sindicais que absolutamente nada contempla aquilo que foi debatido em mesa. A contra pauta nada contempla as pautas dos diversos sindicatos que negociam com a Cemig. A pauta do Sindieletro tem 46 itens e nenhum deles foi atendido pela gestão da empresa", enfatizou.

Emerson disse também que, mesmo se apontando para a gestão Zema na Cemig que é urgente negociar a saúde e segurança, diante dos inúmeros e alarmantes casos de adoecimento e mortes por acidente de trabalho, a direção da empresa simplesmente ignorou e continua se negando a debater o tema.

Nosso coordenador chama toda a categoria para a greve. "Venha participar, amanhã tem mais luta pela renovação do nosso ACT. Venha fazer a luta!", destacou. A programação das atividades da greve é feita diariamente. Aguarde as chamadas para as atividades programadas em sua Regional.