Primeiras assembleias participativas e com aprovação da pauta

As primeiras assembléias para a discussão e aprovação da pauta de reivindicações da Campanha de Renovação do ACT 2019/2020 têm abordado os três eixos principais de lutas para a categoria eletricitária neste momento de tantos ataques aos direitos dos trabalhadores, dos aposentados e da população em geral. Esses eixos são lutas contra a privatização da Cemig e demais estatais de Minas e Reforma da Previdência e, ainda, em defesa das negociações coletivas.

As assembléias iniciais estão aprovando a pauta de reivindicações e tomando outras decisões de interesse da categoria eletricitária.

Os debates estão amplos e muito participativos. Para os trabalhadores, foi muito importante a construção coletiva da pauta, com a maturidade de uma categoria que nunca fugiu à luta e que sabe o que é fundamental neste momento.

O cenário político e econômico não deixa dúvida.  Este ano a direção da Cemig e o governador Romeu Zema pretendem atacar o Acordo Coletivo de Trabalho dos Eletricitários para retirar direitos, com um discurso de desrespeito aos trabalhadores. Um discurso que também ataca a própria Cemig, com o falso argumento de que a empresa não representa desenvolvimento para o Estado, visando a sua privatização.

Podemos fazer uma analogia: alguém quer vender a casa falando mal da casa à venda? O que é surreal, porque ninguém em sã consciência vai vender sua propriedade desqualificando essa propriedade. Mas é o que o governo de Minas faz.

A intenção do Sindieletro é unificar a Campanha Salarial 2019 com outros sindicatos, para fortalecer ainda mais a luta. É um assunto que também está sendo debatido nas assembléias.

A paralisação no próximo dia 13, em defesa da nossa aposentadoria, contra a Reforma da Previdência, também é pauta de discussão e votação.

São Gabriel

No São Gabriel, a assembleia realizada nesta terça-feira, 06 de agosto, votou e aprovou proposta de ato no dia 13 na portaria, contra o fechamento da unidade. Os trabalhadores depois seguirão para a Sede da Cemig.