Previdência: Reforma trará mais danos a menores de 50 anos



Previdência: Reforma trará mais danos a menores de 50 anos

A proposta de reforma da Previdência Social deve determinar que trabalhadores com até 50 anos se aposentem com uma idade mínima de 65 anos, no caso de homens, e, possivelmente de 62, para mulheres. Para quem estiver acima desta faixa etária, haverá uma regra de transição.

Pelo o que a imprensa tem divulgado, os trabalhadores com mais de 50 anos terão que pagar um pedágio de 40% ou 50% no tempo de contribuição para se aposentar. Se um trabalhador estiver a quatro anos da aposentadoria, por exemplo, ele teria de esperar mais dois anos além dos quatro para ter o benefício.

No caso das mulheres, a ideia do governo é que, no final do período de transição, a idade de aposentadoria delas seja igual a dos homens. Este ponto, porém, ainda está em negociação. Inicialmente a diferença que hoje é de 5 anos a menos seria de dois a três anos, em relação a dos homens.

Detalhe

O governo só deve enviar ao Congresso Nacional a proposta de Previdência depois do julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, previsto para começar no dia 29 de agosto e terminar no máximo no dia 2 de setembro. Nem precisa desenhar, né?

item-0
item-1
item-2
item-3