Pressionamos, mas conselheiros da gestão Zema optam por aprovar ilegalmente as mudanças estatutárias

Enquanto os conselheiros da Cemig Saúde indicados pela gestão Zema na empresa aprovavam as mudanças estatutárias no plano de saúde, na manhã desta quinta-feira (15), eletricitários e eletricitárias ativos e aposentados protestavam. O ato foi realizado em frente ao prédio da Cemig Saúde. Não adiantou as advertências do Sindieletro, da ABCF, da AEA e do Senge-MG sobre a ilegalidade da decisão de alterações estatutárias, tampouco o clamor dos trabalhadores e trabalhadoras ativos e aposentados pela manutenção do plano de saúde como é há décadas.

Na contramão de todos os conselheiros eleitos pela categoria eletricitária da Cemig, os conselheiros indicados pela gestão Zema na Cemig votaram para retirar os aposentados do plano de saúde. O voto de Minerva foi usado para que os conselheiros indicados pela gestão Zema na Cemig conseguissem aprovar as mudanças, num total desrespeito ao contrato do plano de saúde. A gestão Zema agora vai enfrentar a judicialização das alterações estatutárias pois, pelas regras negociadas há anos, no caso de empate em votação do Conselho Deliberativo a proposta deve ser arquivada.

Na quarta-feira (14), o Sindieletro, a ABCF, a AEA e o Senge encaminharam ao presidente do Conselho Deliberativo da Cemig Saúde, Tulio Randazzo Rabelo, uma notificação extrajudicial alertando para ilegalidades na aprovação das contas com o voto de Minerva, mesmo após o Conselho Fiscal indicar o contrário. As entidades destacaram que, caso a representação da gestão Zema insista nas decisões, não restará outra alternativa senão tomar medidas judiciais de ordens civil e criminal para garantir a legalidade e o direito da categoria.

Ato em frente à Cemig Saúde

O ato em defesa da Cemig Saúde contou com a participação do mandato do deputado estadual Betão (PT) e do vereador Bruno Pedralva (PT), que se colocaram à inteira disposição para defender os direitos da categoria eletricitária.

O coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, destacou que o Sindieletro e as entidades ABCF, AEA e Senge estão unidos para garantir o plano de saúde para todos. “O nosso plano de saúde é uma conquista e um direito, não é concessão da Cemig. Foi construído com sangue e suor dos trabalhadores ao longo de décadas. Não entregaremos nosso plano”, afirmou.