Presidente da CUT e sindicatos apoiam a greve na Eletrobras

O presidente da CUT Nacional Sérgio Nobre, em mensagem pelas redes socais prestou apoio e solidariedade à greve nacional de eletricitários e eletricitárias do Sistema Eletrobras, parados desde o dia 17 de janeiro.

Em sua mensagem de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do sistema Eletrobras, o presidente da CUT Nacional, Sergio Nobre, lembrou que a estatal é estratégica para o nosso país e, que nenhum país do mundo entregou seu sistema elétrico aos interesses privados e muito menos internacionais, como quer o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu ministro da Economia, o banqueiro Paulo Guedes.

“A luta dos companheiros da Eletrobras é de todo o povo brasileiro. A Eletrobras é patrimônio do povo brasileiro. Todo apoio à greve dos companheiros da Eletrobras”, disse. Confira a mensagem no vídeo, CLIQUE AQUI

Petroleiros

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também declarou apoio aos companheiros da Eletrobras Os petroleiros, assim como os eletricitários, lutam contra o desmonte da AMS, plano de saúde da categoria que vem sendo atacado pela direção da Petrobras. “A saúde é prioridade e, como tal, deve ser respeitada pelos gestores da Eletrobras, Furnas e Cepel”

Também em nota o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco – Senge/PE apoiou os grevistas. Segundo eles, não há como dissociar a redução da participação da estatal no plano de saúde com o processo da privatização da empresa, a fim de entrega-la mais enxuta para os próximos acionistas. A retirada de direitos atual antecede demissões e a entrega da maior empresa de energia elétrica da América Latina, responsável por 30% da geração e 50% da transmissão de energia dos brasileiros ao capital privado.

Diante dos fatos ditos acima, em defesa do nosso país, da soberania, da defesa dos direitos dos trabalhadores e da população que pagará o preço da privatização com novos aumentos de tarifas e queda na qualidade do serviço de energia elétrica, declaramos nosso apoio e solidariedade a todos os trabalhadores de Furnas, Cepel e Eletrobras, que resistem e permanecem firmes na luta. Vamos participar junto às chesfianas e aos chesfianos de Assembleia, convocada pelo Sindurb, onde defenderemos à adesão da Chesf a uma greve a nível nacional, assim como a Eletrosul e a Eletronorte.

A Rede Jubileu Sul Brasil também manifestou apoio à luta pelo direito à saúde e denuncia: “a falta de diálogo da Eletrobras para resolver essa questão é um verdadeiro ato de desumanidade”.

A greve da Eletrobras

Os trabalhadores cruzaram os braços também em todos os locais de trabalho reforçando a paralisação nacional contra a tentativa de privatização do governo federal e das mudanças nos planos de saúde.

Fonte: CUT Brasil