Foi detido na manhã da última sexta-feira, 19, o presidente da Andrade Gutierrez (AG), Otávio Azevedo, em operação da Polícia Federal que apura corrupção em contratos com a Petrobrás e outras empresas públicas.
O Sindieletro vem denunciando, há anos, a forma pouco transparente das negociações que levaram o grupo AG a adquirir 33% das ações do bloco de controle da Cemig e a ilegalidade com que o ex-governador, Antônio Anastasia, que assinou o Acordo de Acionistas dando pri¬vilégios à empreiteira.
A Andrade Gutierrez indica, hoje, o diretor de Desenvolvimento de Negócios (Fernando Henrique Schuffner Neto), que conforme o Acordo de Acionistas é o responsável por definir os maiores investimentos da estatal. A Andrade Gutierrez é, também, a maior financiadora das campanhas eleitorais em Minas Gerais e uma das maiores do Brasil.
O Sindieletro espera que finalmente a Polícia Federal e a Justiça venham investigr como uma empreiteira e financiadora privada de campanhas pode participar, com tantos privilégios, do bloco de controle da maior empresa pública de Minas Gerais.