Pré-pauta do ACT 2023: buscamos uma relação de trabalho mais respeitosa

Pré-pauta de reivindicações do ACT 2023/24: “Buscamos uma relação de trabalho mais respeitosa, segura e saudável, que já existiu no passado e se perdeu nos últimos tempos”

Nosso coordenador-geral, Emerson Andrada, traz os pontos principais da campanha de ACT que está se iniciando

As assembleias de aprovação de pautado ACT 2023/24 continuam até dia 18 de agosto e a participação de todos é imprescindível! Nosso coordenador-geral, Emerson Andrada, trouxe o tom da campanha para este ano durante a Eletrolive 29, que tratou a pré-pauta de reivindicações, realizada na quinta-feira (10).

“Nosso intuito é buscar cada vez mais a qualidade de vida da categoria. O Sindieletro tem provocado bastante a gestão da empresa para encontrar soluções para os acidentes e adoecimentos no trabalho – muitos ligados ao assédio moral e à sobrecarga de trabalho, ou à falta de recursos. Não há como se falar da melhoria de condições econômico-financeiras e melhorias de cláusulas sem tratarmos com o devido afinco da saúde do trabalhador.A partir dessa compreensão trazemos diversos itens sobre saúde e segurança na pré-pauta”, afirmou, no início do debate.

“Uma parcela da categoria também está muito incomodada com a retirada de direitos do último Acordo Coletivo”, pontuou, trazendo a necessidade de repor diversas perdas. “Sabemos que a empresa pressionou, chantageou e usou de subterfúgios pouco nobres para alcançar o resultado desejado, que era a retirada de direitos. A categoria vai buscar contemplar na pauta de reivindicações a retomada desses pontos que foram retirados do último Acordo”.

O objetivo da nossa pauta de reivindicações é trazer a Cemig de outrora de volta. “Buscamos uma relação de trabalho mais respeitosa, segura e saudável, que já existiu no passado e se perdeu nos últimos tempos. Acreditamos que é possível reconstruir”, disse.

A luta é pela vida acima do lucro!

Nosso coordenador-geral lembra que estamos lutando contra uma gestão que prioriza o lucro e trabalha para o mercado financeiro, fazendo escolhas que ameaçam a vida dos trabalhadores e o serviço de boa qualidade para a população.

“A gestão Zema se mostra muito agressiva contra os trabalhadores, mas é bastante simpática e maleável quando se trata da alta cúpula. O governador Zema triplicou o próprio salário e de seu secretariado, recentemente, e implanta diversas regalias para a diretoria da empresa enquanto aponta que está combatendo, entre aspas, os privilégios da categoria. Um exemplo é a tentativa de retirada do plano de saúde dos aposentados e de rebaixar o plano dos ativos”, lembrou.

Isso é parte de uma estratégia do governo Zema: “Diminuir a qualidade de vida dos trabalhadores, retendo cada vez mais dinheiro no caixa da empresa, e transformando esse dinheiro em lucro para os acionistas, transferindo para o mercado financeiro. Essa estratégia diminui a capacidade de atendimento da empresa. O mercado financeiro está morrendo de rir, muito satisfeito com o governo Zema. Já os consumidores, cada vez mais infelizes e revoltados”.

O compromisso da categoria é, também, com a defesa da Cemig. A lógica de privatização interfere diretamente na vida dos trabalhadores da Cemig e de todos como cidadãos e cidadãs. “Há a tática de criar dificuldades e vender seu pacote com facilidades. Ele vende a ideia para a população, dizendo que a empresa vai melhorar se privatizar. Na verdade, é um grande atestado de incompetência. Afinal, há quatro anos e meio Zema, ele mesmo um empresário, está no leme da Cemig. Se ele, um empresário de sucesso (entre aspas), não conseguiu melhorar a Cemig, por que ele diz que entregá-la ao mercado vai melhorar? É um atestado de sua incapacidade de gerir a coisa pública da maneira que a população de Minas Gerais deseja e pelo motivo pelo qual a população mineira o elegeu”, concluiu.

Participe das assembleias de pauta: é pela defesa dos trabalhadores, da população e do patrimônio público! Confira o edital no site, redes sociais e grupos do WhatsApp e Telegramdo Sindieletro, e faça ouvir sua voz.

Ato de entrega da pauta em 22 de agosto

ATENÇÃO! Dia 22 de agosto, próxima terça-feira, realizaremos um grande ato de entrega da pauta de reivindicações à gestão da Cemig. Entregaremos na ALMG e na Sede, em Belo Horizonte. É essencial que a categoria eletricitária participe. Acompanhe os próximos informes.