Pra Não Esquecer: exposição retrata tempos sombrios do governo Bolsonaro

A Cartuminas e a Casa de Jornalista apresentam ao Brasil, a Exposição Pra Não Esquecer – O Governo Bolsonaro em Charges.

São 104 desenhos produzidos por 37 cartunistas e publicados nos mais importantes veículos de imprensa do país. Um acervo inestimável e histórico. Artistas de todo o país se unem em mostra coletiva para irradiar uma forte mensagem política e social.

Os desenhos retratam com vários olhares e diferentes traços os tempestivos anos da presidência de Jair Bolsonaro; tempos sombrios que precisam ser sempre lembrados, para que sejam compreendidos em toda a sua dimensão e nunca mais se repitam.

A exposição será aberta ao público às 19 horas desta quinta-feira, 30 de março, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), na avenida Álvares Cabral, 400, em Belo Horizonte. Será uma noite especial, com muitos dos cartunistas presentes autografando o catálogo da mostra. A trilha sonora do evento ficará por conta dos blocos Fita Amarela e Toca Raul.

A partir da segunda semana da exposição, às quintas feiras teremos palestras e debates sobre os temas: Meio Ambiente e Justiça Climática; Desinformação & Fake News; Ameaças à Democracia e Perspectivas de Reconstrução Nacional. As palestras e debates acontecem a partir do dia 13 de abril às 19h, com coordenação e mediação dos professores da UFMG Leonardo Avritzer, Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto, autores do livro “ Eleições 2022 e a Reconstrução da Democracia no Brasil, pela Editora Autêntica.

37 artistas participam da exposição: Alves, Amorim, André Fidusi, Aroeira, Arte Villar, Baptistão, Benett, Brum, Bruno Lanza, Carol Cospe Fogo, Cau Gomez, Céllus, Cláudia Kfouri, Dahmer, Duke, Dum, Fernandes, Genin, Gilmar, Guto Respi, Iotti, Jota Camelo, Jean Galvão, Laerte, Laz, Lor, Lute, Melado, Nando Motta, Nani, Nelson Cruz, Nilson, Quinho, Ricardo Coimbra, Rico, Rômulo Garcias e Valf.

A exposição Pra Não Esquecer foi viabilizada com apoio da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), das entidades Sind-UTE/MG, Sintect/MG, Sindicato dos Bancários de BH e Região, Sindieletro/MG, Sindágua/MG, SJPMG e APUB-BH; dos deputados estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Professor Cleiton (PV), Ulysses Gomes (PT), Leninha (PT), Andrea de Jesus (PT) e Betão (PT), e do deputado federal Rogério Corrêa (PT/MG).

Fonte: CUT Minas