O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), por seu presidente Wilton Maia Velez, recebeu, na sexta-feira (19), a confirmação da Secretária de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Ana Cláudia Vital do Rêgo, que os trabalhadores urbanitários (eletricitários e trabalhadores do saneamento básico) que exercem atividades essenciais serão incluídos no plano de vacinação contra a Covid-19, atendendo assim a um apelo feito via documento pelo Sindicato.
Conforme o comunicado repassado pela Secretaria Estadual de Saúde, via Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Dr. Daniel Beltrami, os profissionais urbanitários serão incluídos no grupo 4 da vacinação (nesse grupo serão também contemplados os trabalhadores dos sistemas de transporte e os das forças de segurança).
Atualmente está sendo concluído o grupo 2 do ciclo de vacinação, e logo em seguida será o pessoal do grupo 3, ou seja as pessoas que tem alguma comorbidade.
GRATIDÃO
“Queremos agradecer o empenho da Secretária e do Governo nesse sentido. Entendemos o cenário e aguardamos a vacina com muita ansiedade, pois, só assim, os urbanitários estarão mais tranquilos para desenvolverem suas atividades diárias”, destacou Wilton Maia.
O APELO – Através de documento assinado pelo presidente Wilton Maia Velez, o Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb|), solicitou, dia 11 passado, via documentos, ao Governador João Azevêdo, de presidentes das empresas que compõem os Urbanitários, que os trabalhadores que exercem atividades essenciais sejam incluídos no programa de vacinação contra a Covid-19.
Esses profissionais, conforme o Stiupb, laboram em serviços essenciais e de primeira necessidade, a exemplo da Cagepa, e em contato direto com um grande número de pessoas, o que facilita a disseminação do vírus.
O Stiupb também fez apelo ao Presidente da Cagepa e ao presidente do Grupo Energisa, para ambos intercedessem junto ao Governador para que a reivindicação ganhe mais força.
O Stiupb tem registrado, desde o início da pandemia, inúmeros casos de servidores Urbanitários que contraíram o Covid-19, infelizmente alguns perderam suas vidas, notadamente os que estão na linha de frente em contato com o público consumidor, ficam expostos ao risco maior de contaminação.
Fonte: FNU/CUT