Política de saúde e segurança que preserva a vida e garante boas condições de trabalho

Diálogo e denúncias são fundamentais para a construção de alternativas na luta sindical

Política de saúde e segurança nas empresas é questão que deve ser levada para a luta, em defesa da vida e da dignidade da classe trabalhadora. Não pode ser uma prática decidida de cima para baixo, mas deve ser construída com o sindicato: nosso instrumento de luta coletiva, a voz e a defesa da classe trabalhadora. Por isso, é fundamental construir e participar da luta sindical.

O Sindieletro, como representante da categoria eletricitária no estado de Minas Gerais há 72 anos, sempre encarou a pauta da saúde e segurança como prioridade. Vale lembrar que a organização dos eletricitários em Minas começou com a luta dos eletricitários por melhores condições de trabalho para a defesa da vida.

Ao longo dos anos, nossas mobilizações foram além: oportunamente, o Sindieletro participou de debates nacionais sobre o tema e contribuiu na construção coletiva de Normas Regulamentadoras (NR’s) do trabalho no setor elétrico. NR’s que garantiram melhores condições de trabalho, de saúde e segurança.

No cenário atual da Cemig, debater e lutar pela preservação da vida é questão urgente para o Sindieletro. O modelo de gestão de empresa privada implementado pelo governador Romeu Zema na Cemig, associado ao projeto de privatização, tem agravado as condições de trabalho, e o número de adoecimentos e acidentes têm aumentado de forma significativa, inclusive com dois acidentes fatais neste mês.

O assédio como instrumento de gestão, o acúmulo de funções, a ocultação da ocorrência de acidentes, a tratativa escusa de casos de adoecimentos e a primazia por produtividade em detrimento da vida do trabalhador têm feito uma vítima atrás da outra. Relato dos trabalhadores da TI associam o óbito do companheiro Vimerson à pressão que sofria no ambiente de trabalho. Gabriel Luciano estava há 45 dias na PMO quando perdeu sua vida. Romero, terceirizado falecido na última sexta-feira (21), estava a serviço do setor de Geração e Transmissão do diretor Thadeu Carneiro, que diminuiu os acidentes na Cemig. Não são acasos. É consequência de decisões de gestão.

Nosso coordenador-geral, Emerson Andrada, ressalta: “A quantidade de acidentes de trabalho que tem acontecido na Cemig nos últimos tempos não pode ser considerada algo normal”. Para dar o devido peso, o Sindieletro convoca a categoria para a reflexão e a compreensão sobre o nosso histórico e o atual momento da luta sindical na pauta da saúde e segurança, com destaque para a constante luta contra a precarizaç

0ão da força de trabalho envolvendo o quadro próprio e os terceirizados. Nossa luta pelo pacto de saúde e segurança na renovação do ACT 2013 e a vigília pela vida em 2015 fazem parte desse histórico.

O Acordo Coletivo de Trabalho é o instrumento que garante condições econômicas e protege a categoria em diversos pontos na relação trabalhista. Já refletiu sobre nossa pauta de reivindicações? Como nosso ACT pode contribuir para melhorar as condições de trabalho e de vida dos eletricitários?

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

A próxima quinta-feira, 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O compromisso do Sindieletro com a categoria eletricitária e o conjunto da classe trabalhadora é fortalecer nossa luta junto a outras organizações e sindicatos que atuam efetivamente na pauta e em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras.

É fundamental refletirmos sobre a exploração no trabalho, originada pelos interesses dos capitalistas para o acúmulo de capital. Traduzindo para o universo Cemig: o assédio, a terceirização e a cooptação de trabalhadores têm sido instrumento de tentativa de controle da categoria, condição para enfraquecer a oposição ao projeto que visa reduzir custos e investimentos para aumentar a distribuição de dividendos. A situação se agrava ainda mais no modelo rentista, onde acionistas, além de não pagarem impostos, fazem gestão na empresa através do Conselho de Administração, visando estratégias para aumentar o próprio lucro.

“Eficiência operacional” é o nome sofisticado que as sucessivas gestões e acionistas deram para a exploração dos trabalhadores da força de trabalho Cemig, acentuada no desgoverno Zema. Na gestão Zema é necessáriamais proteção aos trabalhadores, uma vez que se intensifica a precarização das condições de trabalho que levam ao adoecimento e aos acidentes.

Não podemos ficar calados! Denuncie ao Sindieletro todas as irregularidades na rotina de trabalho que adoecem e colocam a vida dos trabalhadores em risco. Nossa prioridade máxima é cobrar a gestão da Cemig e contribuir para que este fluxo de mortes, adoecimentos e acidentes cesse de vez. Fale conosco por qualquer um dos nossos meios de contato.