PLR, home office, a luta pelo óbvio!

Título inspirado na frase “Que tempos são esses em que temos que defender o óbvio?”, de Bertolt Brecht, é a melhor expressão para retratar a postura desleal, desumana e autoritária da gestão Zema na Cemig

Apesar de parecer desnecessário ficar repetindo a denúncia em relação aos direitos “óbvios” da categoria eletricitária Cemig, negados por essa gestão, por parte do Sindieletro devemos ser intransigentes na luta pela garantia de nossas conquistas, principalmente na atual gestão, que não tem compromisso com os princípios democráticos. Nunca antes na história da nossa empresa vimos tanta intolerância por parte da gestão na relação trabalhista.

Outro fator que deve ser observado no resultado desse modelo de gestão de empresa privada na Cemig é o impacto na saúde e segurança. Não pagar a PLR para o conjunto dos trabalhadores é diminuir a remuneração global e, consequentemente, impactar na resolução dos compromissos financeiros das famílias da categoria eletricitária, assim como a decisão unilateral de encerrar o trabalho híbrido com home office é impactar na organização da jornada de trabalho e da vida pessoal dos trabalhadores e, principalmente, das trabalhadoras.
No relato da categoria em relação à truculência da gestão Zema na Cemig é possível afirmar que há agravamento nas condições de saúde e segurança, fruto das sucessivas arbitragens da gestão da empresa contra os trabalhadores e trabalhadoras.

Sobre a PLR

PLR 2017 - número do processo: 0010175-38.2023.5.03.0002. Audiência Inicial realizada no dia 18/05/2023, às 08h35. O juiz concedeu prazo para o Sindieletro apresentar réplica à contestação da gestão da Cemig.

PLR 2022 - número do processo: 0010285-10.2023.5.03.0108. Audiência designada para 11/07/2023, às 09h.

Audiência Pública

Na Assembleia Legislativa de MG conquistamos junto ao deputado estadual Betão, presidente da Comissão do Trabalho, requerimento para realização de audiência pública na ALMG, data a ser marcada. Continuamos cobrando da gestão da empresa o pagamento da PLR.

Sobre home office

Estamos cobrando do gerente de Relações Sindicais da Cemig, João Paulo Vaz, retorno sobre a reunião, no último dia 9 de maio, que tratou do pleito do Sindieletro em estabelecer acordo coletivo do trabalho híbrido com home office.

Para ambas as pautas, é importante a solidariedade de classe e unidade para o fortalecimento da luta da categoria eletricitária.

Cemig: esse “trem” é nosso!