PLR 2024: queremos negociar nossa contraproposta!

As assembleias sobre a PLR 2024 deram um recado muito claro para a gestão da empresa: decidiram por ampla rejeição à proposta de PLR e também por ampla aprovação da contraproposta construída pela diretoria do Sindieletro junto à assessoria econômica e à categoria eletricitária, visando a negociação de um acordo que prevê metas e indicadores realistas, justos e que garantam um mecanismo de distribuição equitativa.

Por que da rejeição massiva? Por que foi construída a contraproposta? As assembleias evidenciaram a grande insatisfação da categoria com os problemas da proposta apresentada pela gestão da Cemig relacionados à falta de isonomia gerada pelos indicadores específicos por gerências. Na proposta, uma gerência pode receber a PLR total e outra não receber nada ou receber proporcional.
É uma proposta com problemas de metas, e indicadores e múltiplos salariais de gerentes e superintendentes ocultos no acordo de PLR. Ou seja, com os múltiplos ocultos, ficamos sem saber como será feita a distribuição de renda dentro da Cemig. Lembrando: são metas e indicadores impostos por uma gestão subordinada ao projeto de privatização, o que também representa riscos para a categoria.

Há também problemas com os gatilhos para atingir as metas. Se o trabalhador não atingir 70% dos gatilhos, a PLR será zero, se atingir entre 70% a 100%, receberá proporcionalmente.
Com esse cenário muito ruim para a categoria, as assembleias deliberaram por uma contraproposta com uma PLR justa e de interesse de todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras.

Conheça a nossa contraproposta para o Acordo de PLR:

A presente proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) visa estabelecer um mecanismo justo e equitativo de distribuição de Lucros entre os Trabalhadores e Trabalhadoras da Cemig, levando em consideração diversos indicadores de desempenho e atendendo os interesses da categoria eletricitária:
Montante: A categoria propõe que o montante destinado à PLR no ano de 2024, a ser distribuído em 2025, será equivalente a 2,5 folhas de pagamento da empresa, referindo-se este multiplicador ao valor bruto da referida folha, tendo como base a folha de pagamento de dezembro de 2024.

Forma de Distribuição: A distribuição dos valores da PLR será realizada de forma mista, combinando duas modalidades: 50% linear e 50% proporcional aos salários.

● 50% Proporcional aos Salários: Os restantes 50% serão distribuídos de forma proporcional aos salários de cada trabalhador e trabalhadora;

● 50% Linear: Será distribuído de forma igualitária entre todos os trabalhadores e trabalhadoras, independentemente do cargo ou salário, promovendo um senso de igualdade e reconhecimento coletivo.

Indicadores: Para determinar a distribuição da PLR, serão considerados os seguintes indicadores de desempenho:

Opex D e T: Mede a realização das despesas operacionais dos negócios de Distribuição e de Transmissão em relação à cobertura regulatória definida pela ANEEL.

Percentual de serviços no prazo: O indicador é apurado com base nos prazos dos serviços estabelecidos no Anexo IV da REN 1.000/2021.

Índice de Perdas Totais de Distribuição: Expressa as Perdas Totais da Distribuição, por meio da relação entre o somatório dos Últimos 12 meses da Energia Faturada e da Energia Injetada na Distribuição.

DEC da Concessão: Avaliação do Índice de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) da concessão, buscando garantir a qualidade e continuidade no fornecimento de energia elétrica.

Pagamento para Sindicatos Signatários

Em relação ao pagamento da PLR referente aos anos de 2022/2023 para os sindicatos que assinam a ação judicial 0013129-63.2023.5.03.0000, propomos o seguinte:

● Os valores correspondentes à PLR serão pagos aos trabalhadores e trabalhadoras representados pelos sindicatos signatários da ação judicial citada, garantindo o cumprimento da sentença proferida pelo TRT/MG e promovendo a harmonia nas relações trabalhistas.

Base Territorial dos Sindicatos: O pagamento da presente PLR respeitará os princípios de unicidade sindical previstos no art 8º da Constituição Federal, e será aplicável a todos os trabalhadores e trabalhadoras até o nível hierárquico de superintendência, garantindo justiça e equidade.

Considerações finais: Esta proposta de PLR busca promover um ambiente de trabalho justo, transparente e colaborativo, incentivando o comprometimento dos trabalhadores e trabalhadoras e a busca coletiva em atender os objetivos operacionais da Cemig. Esperamos que esta iniciativa contribua para fortalecer o vínculo entre os trabalhadores e trabalhadoras, além de fomentar o desenvolvimento sustentável e a valorização da força de trabalho.

Agora é mais luta!

Um processo de negociação pressupõe ganhos das duas partes. Nossa contraproposta apresenta indicadores e metas que, além de mais justas, garantem isonomia na distribuição. A direção do Sindieletro continua conversando sobre a PLR e repassando suas posições para a categoria. Já realizamos uma Eletrolive conjunta com o Sindicato de Juiz de Fora, Sintec e Senge-MG para esclarecer dúvidas e explicar os impactos.

Chamamos todos os trabalhadores e trabalhadoras para voltar nossa atenção, mentes e corações para os próximos passos da negociação da PLR. É importante o diálogo nos locais de trabalho sobre a PLR e se juntar ao Sindicato nas convocações das setoriais, assembleias, lives e outras ações da luta em prol de uma PLR justa para categoria eletricitária Cemig!

Cemig: esse “trem” é nosso!