PLR 2021: nova proposta e assembleias

Os sindicatos que estão na mesa de negociação da PLR 2021 repudiam veementemente a postura da gestão da empresa, que recusa continuar o diálogo com a representação dos trabalhadores da Cemig. O argumento usado, o de que não podem negociar no período de apuração, caiu por terra quando a própria gestão da empresa prorrogou a negociação para o ano de 2021.

Desde quinta-feira, dia 14 de janeiro, os sindicatos têm buscado mediação junto ao Ministério Público e à Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia para retomar as conversas e superar o impasse na negociação.

É consenso entre as representações dos trabalhadores que a Cemig não tem mais motivos para pressionar pela aprovação apressada de uma proposta que consegue ser, ao mesmo tempo, ilegal, obscura e prejudicial aos trabalhadores.

Os motivos para pressionar cessaram quando a própria empresa prorrogou os prazos para dentro do ano de 2021, primeiro para o dia 15 e depois para o dia 22 de janeiro, comprovando aquilo que já argumentamos: a legislação permite a negociação até setembro deste ano.

A ilegalidade da proposta pode ser claramente identificada com a existência de indicadores que não podem ser acompanhados pelos trabalhadores e trabalhadoras, como prevê a legislação.

Os pontos obscuros estão relacionados com uma série de indicadores “conforme orçamento”, cujas metas só serão conhecidas no momento da apuração. Ainda há o fato de que a empresa, que antes havia prometido divulgar os indicadores específicos no final de dezembro passado, agora só irá divulgá-los aos sindicatos no final do mês de janeiro, depois do prazo de validade da proposta.

Os prejuízos aos trabalhadores são expressos na proposta pela troca do Lucro Líquido Consolidado pelo Lucro Líquido Ajustado, provocando provável queda no valor a ser distribuído, quando comparado com 2020.

Mesmo havendo consenso sobre a arbitrariedade da posição da empresa e das irregularidades que constam na proposta, na tarde desta quarta-feira (20), os sindicatos se reuniram e decidiram convocar a categoria para realização das assembleias para deliberação da proposta da empresa.

É uma oportunidade para todos os trabalhadores e trabalhadoras manifestarem um sonoro NÃO à proposta da empresa, indicando o retorno à mesa de negociação e a busca de um acordo que de fato contemple a maioria da força de trabalho.

Por uma PLR mais justa e mais transparente! Clique aqui para ver o edital.

Agendamento de Webinar no Zoom

Assunto: Assembleia PLR 2021 - 21/01 - 18:30h
Quando: 21 jan. 2021 18:30 São Paulo

Assunto: Assembleia PLR 2021 - 21/01 - 20:30h
Quando: 21 jan. 2021 20:30 São Paulo

Assunto: Assembleia PLR 2021 - 22/01 - 09:00h
Quando: 22 jan. 2021 09:00 São Paulo.

Assunto: Assembleia PLR 2021 - 22/01 - 11:30h
Quando: 22 jan. 2021 11:30 São Paulo