Plebiscito popular em defesa das estatais mineiras: está chegando a hora! Participe!

Jefferson Silva, secretário-geral do Sindieletro e um dos articuladores do Comitê Fora Zema, fórum que está construindo o Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais, apresenta o histórico e os próximos passos para realização do plebiscito.

O Plebiscito Popular é a melhor ferramenta organizativa e de luta junto ao povo que já atuei pelo Sindieletro, é a porta de acesso ao diálogo com a população para a construção da soberania popular. O plebiscito em defesa das estatais é tarefa
central para nossa luta contra as privatizações.

Essa ferramenta visa acumular força contra projetos contraditórios ao interesse das populações e dos povos; já ocorreram plebiscitos em diversos países em todo mundo. No Brasil, aconteceu o plebiscito contra o Acordo de Livre Comércio das
Américas (ALCA) em 2002 e foi fundamental para barrar mais essa investida do governo norte americano que pretendia controlar a economia nas américas, colocando em risco a soberania dos povos e a autonomia dos governos em relação
à dolarização da moeda e política cambial. Barramos a ALCA, importante vitória para o povo brasileiro. Foram mais de 10 milhões de votos em todo país.

Em 2013 realizamos em Minas Gerais o plebiscito popular pela redução da tarifa de energia elétrica, que tinha como objetivo estabelecer diálogo com o povo mineiro sobre a participação privada na estatal e a política rentista que tem na revisão
tarifária uma das estratégias para maximizar lucros aos especuladores (acionistas).

Foram mais de 600 mil votos e o balanço é que a realização do plebiscito contribuiu para a opinião pública em defesa da empresa estatal e, junto a outras ações, acumulou força para derrotar o projeto do choque de gestão do governo tucano.

Lembrando que o Sindieletro denuncia fortemente a política de distribuição de dividendos. No período de 2010 a 2014, a Cemig lucrou 12 bilhões de reais e distribuiu 12 bilhões de reais aos especuladores.

Em 2014, construímos o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, com quase 8 milhões de votos no país. O saldo organizativo e pedagógico dos plebiscitos populares é grande trunfo desta
ferramenta.

Construção da luta necessária contra as privatizações

Com a insistência do Zema no projeto privatista, o Sindieletro, junto a outros sindicatos, movimentos populares, coletivos e mandatos parlamentares, vem construindo a luta necessária contra as privatizações. No VII Encontro dos Comitês e Movimentos
Populares e Sindicais de Minas Gerais, realizado entre os dias 29 e 30 de abril e 1° de maio de 2023, em Belo Horizonte, a luta contra as privatizações foi pautada como uma das lutas prioritárias no estado.

Desde agosto estamos realizando diversos encontros em todas as regiões do estado, organizando a construção do plebiscito. No dia 23 de setembro de 2023, aconteceu o encontro estadual de formação em defesa das estatais mineiras e nos
dias 24 e 25 de fevereiro acontecerá o encontro estadual de formação para realização do plebiscito.

No dia 30 de janeiro cumprimos com mais uma agenda: a plenária organizativa para a realização do plebiscito na Região Metropolitana, previsto para acontecer no período de 21 de abril a 1° de maio. A plenária aconteceu na sede do Sindieletro e participaram cerca de 80 dirigentes e militantes de diversas organizações, entre sindicatos, movimentos sociais, coletivos e mandatos parlamentares.

Nossa cartilha já está sendo distribuída. Foram confeccionados 10 mil exemplares e a cartilha será distribuída no ambiente virtual também. A participação da categoria é fundamental para fortalecer a luta em defesa da Cemig, Copasa, Gasmig e
Codemig.

Cemig: esse “trem” é nosso!