Representantes de movimentos sociais de Minas Gerais, juntamente com deputado estadual Rogério Correia (PT), entregaram ao presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Morais, o resultado do "Plebiscito pela Redução da Conta de Luz" realizado no ano passado. Ao todo, mais de 600 mil pessoas participaram da consulta popular que reivindica a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre a conta de luz dos mineiros.
O ato fez parte do 5° Encontro dos Movimentos Sociais de Minas Gerais, que aconteceu entre os dias 1º e 3 de maio em Belo Horizonte. Após a entrega do documento ao presidente da Cemig, aproximadamente mil representantes dos movimentos sociais de todo o Estado saíram em passeata da sede da Companhia, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul, até a Praça 7, no Centro da cidade.
Além da redução da conta de energia, os movimentos sociais também estão levantando a discussão sobre o "Plebiscito por uma Constituinte do Sistema Político", previsto para ser realizado em todo o país no mês de setembro. "Nosso grande foco é a redução da conta de luz, do ICMS em Minas Gerais e também a construção do plebiscito popular", disse o diretor do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais, Jair Gomes.
De acordo com a assessoria da Cemig, o documento entregue pela comissão de representantes dos movimentos sociais do Estado foi recebido pelo presidente Djalma Morais e as reivindicações do plebiscito serão analisadas pela empresa. Entretanto, o órgão não informou quando terá uma resposta sobre a demanda.