Petroleiros entram no quinto dia de greve com alta mobilização

A greve dos petroleiros em Minas e no Brasil inteiro chega nesta quarta(05) ao seu quinto dia. De acordo com o Sindipetro MG, há mais de 90% de adesão dos setores operacionais da UTE (Termelétrica Ibirité) e Regap.

Na terça-feira, dia 4, e nesta quarta, os petroleiros iniciaram o dia com mais um protesto contra as demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR) e pelo cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Na região Metropolitana de BH, a direção do Sindieletro participa, diariamente, das  concentrações e mobilizações em frente à Regap, em Betim. A luta dos petroleiros é também a luta dos eletricitários, pois a Petrobras está sofrendo grande desmonte para a privatização, seus trabalhadores ameaçados de demissão e de perda de direitos. Na Cemig ocorre situação semelhante.

O movimento nacional se fortalece a cada dia e conta com a adesão de mais de 30 unidades, em 12 estados do país. Em Minas, a Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité) e Refinaria Gabriel Passos (Regap) estão sem rendição no turno desde a zero hora de 1° de fevereiro.

Abastecimento à população

Os trabalhadores participaram na tarde de segunda-feira, dia 3, de audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para tratar com a empresa sobre a manutenção dos serviços essenciais à população, mas não houve acordo entre as partes. Até o momento a empresa se negou a negociar sobre a manutenção do abastecimento à população.

De acordo com o coordenador do Sindipetro/MG, Anselmo Braga, “a refinaria está operando com pouco efetivo e isso pode colocar em risco os trabalhadores e a comunidade do entorno”.

O Sindipetro/MG reitera que está disposto a negociar a manutenção da produção necessária para garantir o atendimento às necessidades inadiáveis da população, conforme prevê o Art. 10, da Lei 7.783/89, que trata do direito de greve

Trabalhadores liberados

Na manhã da segunda-feira, os 37 trabalhadores da Regap mantidos no interior da unidade desde o início da greve foram liberados após denúncia do Sindipetro/MG ao Ministério Público do Trabalho. Funcionários da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-IBT) nas mesmas condições também foram liberados.

Fonte: Sindipetro/MG, com edição