Pente fino -
*Raquel Faria
Fernando Pimentel está preocupado com a saúde financeira das estatais mineiras e começa a buscar ações para aumentar sua eficiência. Na Cemig, o governador já determinou ao presidente Mauro Borges que proceda à revisão dos setores de contratação de serviços e compra de materiais, antes dominados pela sócia privada da energética, Andrade Gutierrez.
Lista quente
Ainda na Cemig, causa desconforto uma lista de assessores nomeados ‘ad nutum’ para agradar políticos e pessoas influentes. Aí também há cheiro forte de escândalo: um deputado federal tem “matriculado” nesse rol um irmão que recebe R$ 35 mil ao mês, desde 2009, sem nunca ser visto no trabalho; outro parlamentar tem o pai e um irmão “assessorando” não se sabe o quê na empresa. Membros do governo cogitam divulgar a tal lista.
Em sucessivas análises na Cemig, verificaram-se diferenças significativas entre os valores dos EPCs e aquele orçado pela sócia para executar obras. Num deles, que envolveu serviços de construção de linhas de transmissão, subestações e negociação fundiária para execução da obra, a diferença a mais chegou a R$ 55.125.02.