Pauta de reivindicações do ACT 2023/24 foi entregue. Queremos a primeira reunião!

Sindieletro entregou documento na Cemig e na ALMG, cobrando o início das negociações

Durante ato simbólico realizado na terça-feira (25), o Sindieletro entregou a pauta de reivindicações da categoria para o ACT 2023/24. O ato em frente à Sede da empresa, em Belo Horizonte, contou com a presença de diversas lideranças sindicais e movimentos sociais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindágua, MTD, SindUTE, Sintect-MG, Sindicato dos Bancários e Movimento Brasil Popular, entre outros parceiros.

A entrega da pauta foi realizada às 13h. O Sindieletro enviou ofício solicitando que o presidente da empresa, Reynaldo Passanezi, recebesse a pauta em mãos. Seguindo a linha autoritária da gestão Zema, Passanezi não nos recebeu.
O coordenador-geral do Sindieletro, Emerson Andrada, entregou a pauta à gestão da Cemig, representada pelo diretor de Gestão de Pessoas, Hudson Félix Almeida, pelo superintendente de Gestão de Pessoas, Brunno Viana, e por João Paulo Vaz, gerente de Relações Trabalhistas e Internas. Emerson apresentou a pauta e explicou os eixos prioritários. Na mesma ocasião, solicitamos a primeira reunião de negociação da campanha.

Luta na ALMG

Após a entrega, seguimos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para entregar a pauta à vice-presidente da casa, deputada estadual Leninha (PT). Não conseguimos encontrar o atual presidente, o deputado Tadeuzinho (MDB). Também entregamos a pauta no gabinete do deputado Betão (PT), que preside a Comissão de Trabalho da ALMG e é grande aliado das lutas da categoria eletricitária.

Mais tarde, ainda na ALMG, o Sindieletro participou de reunião sobre a PEC protocolada pelo governo de Romeu Zema que propõe extinguir a necessidade do referendo popular e realizar mudanças na Constituição Mineira para facilitar a venda das nossas estatais.

O ato do dia 29 de agosto surge como reação à PEC entreguista e à aplicação da reforma administrativa, que propõe o congelamento dos salários dos servidores. Após assembleia realizada na sexta-feira (25), a categoria eletricitária aprovou a paralisação de 24h a partir das 00h do dia 29 para construir a luta pela Cemig e pelo patrimônio do povo mineiro.

O momento é de pressionar e cobrar a primeira reunião sobre o ACT da categoria. Junto à pauta, encaminhamos ofício pedindo abertura das negociações. Postergar o período de negociação é um método adotado pela gestão anteriormente, portanto, é necessário não nos desmobilizarmos. O ato do dia 29 é mais um passo da nossa campanha, que tem como um de seus pilares a defesa da Cemig pública.

O Sindieletro está construindo agenda e divulgará encontros nas regionais. Aguarde a programação.

Cemig: esse “trem” é nosso!