Problemas no boleto
Muitos eletricitários reclamam da atuação administrativa da Cemig Saúde que, ao tentar debitar mensalidade de aposentados que não têm saldo no contracheque da Forluz, programa a nova cobrança, através de boleto, para a mesma data, no final do mês. A sugestão do aposentado João Lourenço é que o boleto seja enviado no sexto dia útil do mês seguinte (data em que o aposentado recebe o vencimento do INSS e teria mais condições de pagar ). A medida é simples e eficaz.
Ameaças
Outro problema é sobre a cobrança recebida da Cemig Saúde sobre o valor do benefício do INSS. O tom usado pela Cemig Saúde foi de ameaça, reclamaram muitos aposentados. A instituição remete carta via AR forçando o envio do ultimo contracheque do INSS para eles. Na carta dizem que se trabalhador não enviar ate 31 de julho de 2017 irão cobrar os valores do PSI e POD (plano odontológico) pelo teto do INSS, que é de R$ 5.531,31.
Dificuldades em São João Del Rei
E os eletricitários continuam reclamando do atendimento em São João Del Rei e região. O diretor do Sindieletro, João Francisco, destaca que, com o fim do convenio entre a Cemig Saúde e a Unimed na região, os assistidos de São João Del Rei não encontram profissionais credenciados na maioria das especialidades e têm pago por consultas particulares.
Para o eletricitário, basta a direção da Cemig Saúde levantar - em conjunto com as RN 259 da ANS (Agência Nacional de Saúde) - quantos reembolsos de consultas particulares estão sendo pedidos para se ter a idéia da extensão do prejuízo imposto aos trabalhadores, aposentados e seus familiares. Estamos cobrando providencias da direção da Cemig Saúde e do diretor de Relações com os Participantes, Marcos Barroso.
Os trabalhadores e aposentados estão, inclusive, fazendo um abaixo assinado para cobrar da Cemig Saúde o restabelecimento do convênio com a Unimed até que a rede própria do Plano tenha condições para fazer o atendimento necessário e de qualidade aos participantes.