Pacto de Saúde e Segurança: não à dupla de linha viva



Pacto de Saúde e Segurança: não à dupla de linha viva

Sem a participação do Sindieletro, a direção da Cemig tomou a decisão de implantar duplas nas atividades de linha viva. Essa medida não tem o apoio do Sindicato.

O grupo do Pacto de Saúde e Segurança se reuniu nos dias 16 e 17, em Sete Lagoas. A engenheira Denise Araújo Faria, representante da Cemig, disse que o GT Linha Viva (que existe desde 2007), decidiu, no workshop realizado em agosto, pela revisão de norma para possibilitar a implementação do trabalho em duplas.

O RH da empresa impediu a participação do Sindieletro no worshop. O GT também definiu que nos locais onde existe somente uma equipe de linha viva deverá ter no mínimo três pessoas, mas admite a realização eventual da atividade em dupla.

O Sindieletro justifica sua discordância porque considera que o assunto não teve amadurecimento suficiente, principalmente nos aspectos relacionados à ergologia e à ergonomia, além das condições de socorro em casa de acidentes.

A empresa insiste na pergunta: é possível, tecnicamente, executar o trabalho em dupla? Ninguém perguntou: ”com quantos trabalhadores você considera mais seguro executar o serviço na linha viva?”

Décima reunião

A reunião dos dias 16 e 16 foi o décimo encontro Pacto. Foram atualizadas as informações sobre o andamento das providências para vários pontos de melhoria da Linha Viva.

Foram atualizadas as informações sobre o andamento das ações para vários pontos de melhoria. Os itens relacionados à carreira e remuneração foram tratados com a gerente de RH/DH, Maria Helena Barbosa, que admitiu a necessidade de uma carreira para os eletricistas de linha viva e se dispôs a conversar também sobre a situação dos encarregados. Sobre a remuneração, ela alegou não poder “garantir nada“.

A próxima reunião de prestação de contas sobre os pontos de melhoria para a linha viva será realizada em fevereiro de 2015. Antes disso, representantes das equipes, do Sesmt e do Sindieletro se reunirão separadamente para uma avaliação prévia.

item-0
item-1
item-2
item-3