Outubro Rosa: O Sindieletro apoia esta causa



Outubro Rosa: O Sindieletro apoia esta causa

O Sindieletro, enquanto Sindicato Cidadão, apoia irrestritamente a Campanha Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama). 
Neste ano, seu slogan é: “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”. 

É mais uma campanha que o Sindicato ajuda a divulgar, com ações e informações aos trabalhadores e trabalhadoras. Outras
campanhas, como a Novembro Azul (câncer de próstata), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio) e Junho Vermelho (doação
de sangue) têm ganhado matérias jornalísticas e outras iniciativas do Sindieletro para a prevenção.

O Novembro Azul, por exemplo, já figurou sua marca em camisetas de campanhas salariais da categoria eletricitária. Além  disso, foi realizada uma grande campanha para incentivar a doação de medula óssea, o que resultou no cadastramento de milhares de trabalhadores(as) no banco nacional de doadores de medula.

Situação preocupante

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais atinge as brasileiras, representando 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres. A estimativa é de 59.700 novos casos em 2019.

Os principais sintomas: caroço (nódulo) nos seios, geralmente endurecido; pele da mama avermelhada ou parecida com casca
de laranja, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. E podem surgir nódulos pequenos no pescoço e nas axilas. O INCA orienta que 30% dos casos podem ser evitados com a alimentação saudável e manutenção do peso corporal adequado. E, obviamente, ir ao ginecologista anualmente, que encaminhará a paciente para a mamografia, sobretudo se ela tiver 40 anos ou mais. O próprio médico (ou médica) poderá orientar sobre o auto-exame das mamas. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

História do Outubro Rosa

A campanha surgiu nos EUA em 1990, em estímulo à realização de mamografias no mês de outubro. Logo se tornou uma luta
internacional. O nome refere-se ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a mobilização contra o câncer de mama e estimulo à participação da população, empresas e entidades da sociedade civil em ações de conscientização e prevenção, com destaque para a necessidade de se fazer o diagnóstico precoce.

No Brasil, o Outubro Rosa começou para valer a ganhar as ruas em 2002, na cidade de São Paulo. O obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa, numa iniciativa de um grupo de mulheres. Foi um passo importante para que o Outubro Rosa se consolidasse no país. 

 

item-0
item-1
item-2
item-3