Os eixos principais da pauta pelo ACT 2023/24

Nossa campanha de renovação do ACT 2023/2024 foi lançada no dia 13 de julho, com a greve que realizamos nessa data e com a participação na audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)por melhores condições de trabalho, respeito da gestão da Cemig na relação trabalhista e responsabilidade com a nossa vida e saúde. De lá para cá, o Sindieletro realizou uma série de reuniões setoriais para a construção coletiva da pré-pauta de reivindicações e reuniu sua direção (Conselho Deliberativo) no final da última semana para debater a campanha.

O passo atual é a realização das assembleias em todo o estado, que começaram na quarta-feira (9) e vão terminar no dia 18. Nas assembleias, vamos dialogar sobre a construção coletiva da nossa luta para a renovação do ACT e votaremos a pauta de reivindicações.

O momento é decisivo para a luta e é fundamental que toda a categoria participe das assembleias em todo estado. A participação é o elemento principal para a conquista dos nossos objetivos. A defesa da vida dos trabalhadores e trabalhadoras, um dos eixos prioritários da campanha, passa pela manutenção das nossas conquistas históricas no nosso ACT ao longo dos 72 anos do Sindieletro.

Principais eixos

O eixo da saúde e segurança tornou-se prioritário no cenário atual,no qual a gestão da Cemig oculta acidentes de trabalho e pratica assédio e pressão contra os trabalhadores,o que leva ao adoecimento físico e mental. Esse adoecimento acaba por também causar mortes de trabalhadores. Em julho tivemos dois casos de acidentes de trabalho fatais: um com o Gabriel Luciano, e outro com o Romero;este, vítima de acidente de trabalho no trânsito.

Não podemos aceitar a naturalização das mortes de trabalhadores, não podemos perder nenhum companheiro por acidente. Companheiros que todos os dias colocam suas vidas em risco para garantir energia de qualidade ao povo de Minas. Se a energia é de qualidadegraças aos esforços dos trabalhadores, a saúde e segurança dos trabalhadores também precisa ser priorizada. A gestão da empresa precisa assegurar que os serviços serão realizados com efetiva segurança. A luta do Sindieletro junto à categoria eletricitária Cemig é o enfrentamento à política nefasta de adoecimentos, acidentes, mortes e assédios; é pela construção de relações de trabalho saudáveis.

Outro eixo importante da campanha é a manutenção das conquistas do ACT, que foi construído com muita luta, sangue e suor dos eletricitários ao longo dos 72 anos da nossa história de organização sindical. A mobilização contra a privatização e pela manutenção da Cemig pública é outro eixo que deve ser abraçado com garra. É uma prioridade que transpassa o nosso ACT, é uma mobilização que dialoga com a luta dos eletricitários e também com a defesa do patrimônio público do povo mineiro.

Em Minas, o cenário com o segundo mandato de Romeu Zema no governo do Estado é perverso por conta de suas políticas ultraliberais de retirada de direitos, falta de diálogo com a classe trabalhadora, projeto de privatizações e as mentiras que enganam o povo. Zema foi reeleito em primeiro turno e, hoje, conta com uma composição na ALMG de maioria de parlamentares que apoiam o seu governo. É um formato desfavorável para o povo e os trabalhadores. Por isso, a luta em defesa do nosso ACT vai exigir muito mais resistência para alcançarmos nossos objetivos.

Nossa luta é por VIDA, TRABALHO E DIGNIDADE! Estamos de luto por este momento de mortes de companheiros, mas também trazemos outro significado:o luto que se transforma no verbo LUTAR!

Venha para as assembleias. Os protagonistas da luta são os trabalhadores!

Participar das assembleias representa tornar-se protagonista da campanha e da luta! Os encontros para aprovação da pauta de reivindicações para o ACT 2023/24 começaram na quarta-feira (9) e seguem até o dia 18 de agosto.Confira horários e locais na sua regional e participe das assembleias. O edital completo está na página 4 deste Chave Geral. Para receber os informes por data sobre as assembleias, entre nos grupos de WhatsApp e Telegram do Sindieletro. Os QR Codes para acesso se encontram na capa deste Chave Geral.

Cemig: esse “trem” é nosso!