Oficina Palhaçaria e Objetos, com Gabriel Guimard, no Sindieletro



Oficina Palhaçaria e Objetos, com Gabriel Guimard, no Sindieletro

A Secretaria de Cultura do Sindieletro traz a oficina Palhaçaria e Objetos, com Gabriel Guimard, em dezembro! As vagas são limitadas e os encontros acontecerão nos dias 3, 4 e 5. É para todos os interessados! Não necessita experiência anterior.

 

Sobre o curso

A relação do performer com o objeto está sempre mais relacionada com o universo do teatro de animação ou com o teatro de formas animadas. Porém esta relação vai muito além deste universo. Podemos verificar dentro da palhaçaria, uma vertente que utiliza os objetos, sejam eles preparados ou na sua forma original, como suporte para criação do humor, do risível ou situações inusitadas. É o que poderíamos chamar na palhaçaria de “objeto mágico”.


O objeto torna-se um parceiro de cena, um provocador de situações, ele propõe dinâmicas a partir de suas características específicas e influencia a corporeidade do ator criador. Um agente transformador e que pode se deixar transformar a partir da escuta de suas vozes.

Na dança contemporânea podemos também verificar a utilização dos objetos com fins não somente risíveis, mas também dramáticos e coreográficos, porém com ênfase nesta mesma “parceria cênica”, e no processo de construção de paisagens, imagens e sensações, a partir da interação espacial e corporal com o objeto.

 

Oficina Palhaçaria e Objetoso, com Gabriel Guimard, em Belo Horizonte

Dias: 3 (terça), 4 (quarta) e 5/12 (quinta)
Horário:  9h às 13h (todos os dias)
Carga horária total: 12h

Local: Sindieletro ( Rua Mucuri, 271 – Bairro Floresta)
Vagas limitadas – 20 participantes

 

 

SERÃO OFERECIDAS 4 BOLSAS INTEGRAIS PARA O SINDIELETRO

Valor: R$150,00
Pagamento via pix para: gabrielguimard@gmail.com
Mais informações: (51) 9 8022 7357 – Gabriel Guimard
(31)9 9958 1753– Marcelo Borges (Diretor de Cultura do Sindieletro)

 

-------------------------------------------------------

Acompanhe o Sindieletro nas redes sociais:

Facebook | Instagram

 

ATENÇÃO: entre nos nossos GRUPOS EXCLUSIVOS no WhatsApp e Telegram para receber notícias do Sindieletro!
(Os grupos são fechados e apenas a Comunicação oficial do Sindieletro envia as mensagens)

Grupo para ativos do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para ativos do Sindieletro no Telegram

Grupo para aposentados do Sindieletro no WhatsApp | Grupo para aposentados do Sindieletro no Telegram

Converse com o Sindieletro no WhatsApp

-------------------------------------------------------

 

Gabriel Guimard é professor de palhaçaria, comédia física, mímica, e é pesquisador dos vários territórios do riso, direção de espetáculos de palhaçaria e comicidade, além de ser palestrante e realizar mentorias para criação de números cômicos desde 1984. Ministra oficinas por todo o Brasil e como ator teve uma carreira internacional, atuando na Cia. francesa Philippe Genty de 1989 à 1995.

Estudou mímica com Denise Stoklos, Paulo Yutaka, Denise Namura e Théatrè du Mouvement em 1984-1988. Dança com Klaus Vianna e Ivaldo Bertazzo (1985-1987) e palhaçaria com Philippe Gaulier em Londres. Foi criador do Festival de Mímica de São Paulo em parceria com a Aliança Francesa e Sesc Pompéia (1986-1988).

Em 1988 é convidado pelo diretor francês Philippe Genty para ingressar na companhia francesa Philippe Genty de Teatro Visual, com a qual excursionam por mais de 40 países. Em 1995 de volta ao Brasil funda a Cia. Megamini na cidade de São Paulo.

Colaborou com a implantação da Escola Circo Spasso de BH, além de dirigir espetáculos da escola e da Companhia Armatrux de BH. Em 1997 trabalha com Pierrot Bidon, na criação do Circo da Madrugada no RJ, dirigindo números cômicos.

Com a Cia. Megamini ganhou vários prêmios entre eles o Proac para montagem do espetáculo Tem Gato na Tuba e o prêmio do Festival da Cultura Inglesa para montagem do espetáculo Viva o Paiaço; ambos espetáculos com direção de Hugo Possolo; inspirado na obra e vida do clown inglês Joseph Grimaldi, considerado como o primeiro clown “moderno”.

Atualmente tem em repertório o espetáculo de mímica e palhaçaria Proezas de Extrabão e tem ministrado cursos e oficinas de palhaçaria, comédia física, mímica e outras temáticas ligadas a comicidade por todo Brasil.

Desde maio de 2024 coordena o ciclo de Encontros Online Sobre Comicidade, formado por vários módulos com temáticas ligadas a comicidade. Está sediado em Porto Alegre desde 2017 e está no processo de criar uma escola de palhaçaria, mímica e comédia física e outras linguagens que trabalhem com a comicidade.

Seu projeto Territórios do Riso foi contemplado pelo programa Funarte Retomada 2023 – CIRCO. Além do curso de seis meses abordando vários territórios do riso, o projeto tem várias outras atividades artísticas e pedagógicas.

Atualmente ministra o curso online Territórios do Riso pela Escola SP Teatro e em dezembro ministrará o curso online pela PUC-RS – Dramaturgias e Processos de Criação na Palhaçaria.

 

item-0
item-1
item-2
item-3