A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoverá em 13 de março o ciclo de debates “Reforma Política, Igualdade de Gênero e Participação: O que Querem as Mulheres de Minas”, a partir das 9 horas, no Plenário. Uma das atrações é a deputada boliviana Susana Rivero (foto) que apresentará a experiência do país andino que alcançou o patamar de 48% de mulheres no Parlamento Nacional.
O ciclo de debates tem o propósito de estimular a participação feminina no Parlamento e destacar a necessidade de uma reforma política capaz de assegurar maior presença das mulheres nas instâncias de poder.Enquanto as mulheres conquistam mais espaço nos parlamentos mundiais, no Brasil, apenas 9,9% dos 513 deputados que tomaram posse em 2015 são do sexo feminino. Na Argentina as mulheres representam 41,6% da Câmara Federal e na Alemanha 32,8%.
A parlamentar boliviana vai participar do painel “Igualdade de gênero e reforma política: um diálogo comparado sobre a construção da paridade política”, previsto para iniciar às 10 horas. Nas eleições de 2014, o Parlamento da Bolívia alcançou o mais alto índice de mulheres de sua história, conquistando 48% dos assentos - com 15 das 36 vagas do Senado e 65 das 130 vagas da Câmara.Para completar o cenário positivo, em janeiro deste ano, a deputada Gabriela Montaño venceu, por maioria absoluta, a eleição para a presidência da ALP.
Reforma política
No período da tarde, às 14 horas, será realizado o painel “Reforma política e a representação das mulheres no Brasil: desafios atuais e propostas elaboradas”. Para essa atividade, já foram confirmadas como palestrantes a vereadora de Belo Horizonte Elaine Matozinhos; e as professoras Beatriz Cerqueira, presidente da Central Única dos Trabalhadores em Minas (CUT/MG) e do SindUte/MG; Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) da UFMG; e Benilda Brito, fundadora do Coletivo de Mulheres Negras N´Zinga e coordenadora do Programa de Direitos Humanos do Odara Instituto da Mulher Negra.
As inscrições para o Ciclo de Debates podem ser feitas pelo link http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2015/02/27_release_inscricoes_ciclo_debates_participacao_mulheres_politica.html
Crédito da foto: Consulado da Bolívia