O inferno se instalou no CRIU de Uberlândia: calor de 40 graus sem ar condicionado

Sindieletro denuncia também –e há tempos - mais precariedade extrema no ambiente de trabalho do CRIU: falta de segurança e galpão dos eletricistas alagado com chuvas fortes, entre outras situações degradantes

Um dos eixos da nossa Campanha de Renovação do ACT 2023/24 é saúde e segurança. Essa pauta é de fundamental importância para a categoria eletricitária Cemig, que sofre com assédios, pressões e ambiente de trabalho precário. Um exemplo de situação degradante ocorre no CRIU-Uberlândia.

Após várias denúncias do Sindieletro sobre o descaso da gestão da Cemig com a situação predial do CRIU-Uberlândia, os gestores da empresa continuam mantendo seus trabalhadores e trabalhadoras em ambiente e situações extremamente precárias. Quem vê a empresa apresentando lucros recordes nem imagina a situação com que essa gestão trata seus funcionários.

Nas últimas semanas em que tivemos recordes de temperatura por todo o país, a direção do Sindieletro foi acionada pelos trabalhadores e trabalhadoras devido à falta de ar condicionado em várias salas do CRIU. Realizamos um levantamento no local e identificamos pelo menos 8 salas que estavam sem ar condicionado.

Na semana em que as temperaturas registraram 40 graus em Uberlândia, vários trabalhadores tiveram que ir trabalhar em salas pequenas e com vários computadores que esquentaram ainda mais o ambiente. Essa situação levou, inclusive, a uma das gerências afetadas a possibilitar o trabalho em home office. Em outra sala, trabalhadores tiveram que ser deslocados devido à impossibilidade de continuar trabalhando com o extremo calor.

Existem chamados para a manutenção dos aparelhos de ar condicionado com mais de um ano, e a resposta é sempre a mesma, em todos os casos: falta de recurso. Muitos chamados não têm previsão de ser respondidos.

Como uma empresa que anuncia lucro recorde de mais de 4 bilhões de reais não tem recursos para prover ar condicionado aos seus trabalhadores administrativos?

Desrespeito à Norma Regulamentadora 17

A NR-17, que trata das condições fisiológicas e psicológicas dos funcionários, estabelece que a temperatura do ambiente de trabalho interno deve ser mantida entre 20 graus Celsius a 23 graus Celsius, velocidade do ar em 0,75 m/s e umidade relativa mínima de 40%.

Importante salientar que os trabalhadores que fazem a gestão predial não têm responsabilidade, uma vez que a gestão da empresa é que não fornece os recursos adequados aos investimentos necessários.

Mais precariedade: falta de segurança, alagamento e equipamentos sujos de fezes de pombos

O descaso com as instalações do CRIU não se limita ao ambiente sem temperatura adequada. A situação de grande precariedade predial que coloca risco potencial de adoecimento ocupacional e acidente de trabalho já foi denunciada pela Regional Triângulo do Sindieletro por diversas vezes, sem que a gestão da Cemig tenha apresentado a solução ansiada. O cenário é estarrecedor: falta de segurança, pouca iluminação, ambientes expostos a intempéries (como a chuva, que sempre deixa ambiente de trabalho alagados) e equipamentos sujos com fezes de pombos, entre outras situações degradantes para os eletricitários e eletricitárias do CRIU.

A direção do Sindieletro procurou o RH da empresa para uma solução imediata, mas ainda não tivemos retorno. Continuamos cobrando da gestão da Cemig o respeito, a saúde e segurança de todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras.

A extrema precariedade em imagens

Pelas fotos que publicamos, é possível ver a situação de extrema precariedade do CRIU, que é chocante.

Foto principal: Poça de água da chuva devido a buracos no telhado do galpão do CRIU.

Mais poça de água no galpão do CRIU

ambiente-degradante-no-criu-galpao-dos-eletricistas-alagado.jpeg

Telhado enferrujado do galpão de eletricistas, sem forro; agrava o calor, solta ferrugem e até fezes de pombos

ambiente-degradante-criu-telhado-cai-ate-fezes-de-pombo.jpeg

Sujeira, como ferrugem e fezes de pombos, cai sobre os veículos operacionais da Cemig, danificando o patrimônio da empresa e dos mineiros

ambiente-degradante-no-criu-carro-da-cemig-sujo-em-galpao.jpeg

Ar condicionado, dos poucos que funcionam, vaza muita água, e os trabalhadores colocam um balde na sala

ambiente-degradante-no-criu-balde-para-agua-de-ar-condicionado.jpeg

Sala do CRIU em ambiente sem ar condicionado; em uma das mesas foi colocado um pequeno ventilador: será que resolve no calor de 40 graus?

ambiente-degradante-no-criu-uberlandia.improvisa-ventilador.jpeg