O impacto da política na vida dos trabalhadores: o que os candidatos a presidente pensam sobre a privatização da Eletrobras

Postulantes ao Palácio do Planalto nas eleições de 7 de outubro se manifestaram, em entrevistas e/ou planos de governo, sobre a privatização do sistema Eletrobras. Confira:

A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

. Álvaro Dias – Podemos

O candidato Álvaro Dias, em sabatina à rádio GaúchaZH, respondeu: “As subsidiárias da Petrobras e da Eletrobras podem ser privatizadas. Agora, em um primeiro momento, temos de recuperar o valor patrimonial dessas empresas, já que foram desvalorizadas pela incompetência de gestão e pela corrupção. Futuramente quem sabe até a Eletrobras. Em um primeiro momento não, porque foi destruída, está endividada. A privatização agora seria um grande prejuízo para o país”.  (fonte: portal GaúchaZH)

. Geraldo Alckmin – PSDB

O candidato Geraldo Alckmin , em 18 de julho, o fim do monopólio do refino de petróleo da Petrobras e a privatização da área de distribuição e dos poços maduros do pós-sal que hoje estão nas mãos da estatal. Ele também disse, em entrevista ao Valor, ser favorável à privatização da Eletrobras. (fonte: Valor Econômico)

. Henrique Meirelles – MDB

O candidato Henrique Meirelles afirmou que seu projeto de governo inclui efetivar a privatização da Eletrobras e acelerar a abertura de capital da Petrobras. “Vamos concluir a privatização da Eletrobras e ampliar a capitalização da Petrobras, criando um ambiente cada vez maior de abertura do mercado brasileiro”, apontou. (fonte: Correio do Povo)

. Jair Bolsonaro – PSL

O assessor econômico do Partido Social Liberal (PSL), Paulo Guedes, em 23 de agosto, que é favorável à privatização de “todas” as empresas estatais. A declaração foi dada durante entrevista à GloboNews. (fonte: G1)

. João Amoedo – NOVO

Para o candidato João Amoedo, a “primeira estatal a ser privatizada seria a Eletrobras; também quer privatizar Caixa, Banco do Brasil e Correiros; mas quer ´privatizar aumentando a concorrência”. (fonte: Valor Econômico)

. José Eymael – DC

O candidato José Maria Eymael afirmou em 6 de setembro, em entrevista ao G1 e à rádio CBN, que, caso vença a disputa pelo Palácio do Planalto, pretende manter a proposta de privatização da Eletrobras por considerar que a estatal da área de energia não é “essencial”. (fonte: G1)

. Marina Silva – Rede

Em seu programa de governo apresentado, em 27 de agosto à Justiça Eleitoral, a candidata da Rede Sustentabilidade à presidência, Marina Silva, afirma que “a Petrobras deverá assumir um papel de liderança nos investimentos em energias limpas” em seu eventual governo e defende a privatização das distribuidoras da Eletrobras que “certamente deverão passar para a iniciativa privada”. (fonte: EPBR)

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

. Candidato do PT

Segundo o candidato a vice-presidente na chapa “O Povo Feliz de Novo”, Fernando Haddad, o PT não pretende privatizar a Eletrobras. (fonte: Valor Econômico) O plano de governo do PT afirma que “a Eletrobras retomará seu papel estratégico no sistema energético brasileiro, como líder em estudos, planejamentos, geração e transmissão de energia elétrica no país”.

. Cabo Daciolo – Patriota

O candidato Cabo Daciolo afirma que empresas estatais estratégicas jamais serão privatizadas em seu governo. “Será efetuada a modernização dessas empresa”, diz o plano de governo. “Esse será o caminho a ser seguido em vez de entregá-las ao setor privado ou às grandes corporações internacionais. Iremos fortalecer a soberania brasileira em todos os setores, pois o país perdeu muito de sua autonomia para tomar decisões devido aos grandes interesses estrangeiros que permearam as decisões políticas.” (fonte: MoneyTimes)

. Ciro Gomes – PDT

O candidato Ciro Gomes diz que não vai privatizar a Eletrobras  e quer voltar aos percentuais anteriores na lei  partilha para a exploração do petróleo e gás nas áreas do pré-sal. Diz que se Eletrobras for vendida pela gestão Michel Temer, vai reverter o negócio. (fonte: Valor Econômico).

. Guilherme Boulos – PSOL

Para o candidato Guilherme Boulos, “o PSOL propõe ainda fim à política de privatização de estatais e revisão dos leilões do setor de petróleo; recuperação do papel do BNDES, suspensão da venda de coligadas da Eletrobras e uso do Banco do Brasil e da Caixa para redução do spread bancário e da dívida do setor privado”. (fonte: Folha de S. Paulo)

. João Goulart Filho – PPL

O candidato João Goulart Filho diz que vai reaver “tudo o que for estratégico” ao país, como o setor de petróleo e reverter privatizações em curso, como Eletrobras. (fonte: Valor Econômico)