Com o Sindieletro é assim, o ano inteiro ligado nas lutas e na defesa dos interesses dos trabalhadores, mas também preocupado com a saúde dos eletricitários e eletricitárias. A entidade apóia as campanhas de prevenção contra o câncer de mama e de próstata.
No mês passado foi o Outubro Rosa, que buscou conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. Agora, é a vez de prevenir o câncer de próstata nos homens, com a campanha Novembro Azul, um toque pela vida, um drible no preconceito. Estima-se que em 2014 serão diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata em todo o mundo.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do sêmem. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas, sedentarismo e excesso de peso.
Sintomas
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar a bexiga, dor na região das costas e presença de sangue na urina, sinais de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.
Diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio do exame de sangue (PSA) e do toque retal, a partir dos 45 anos de idade. Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA elevado, deve ser realizada biópsia para averiguar se o tumor é maligno ou benigno.