Os eletricitários estão há 11 meses sem acordo coletivo e em 2013 ainda não negociaram a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e a campanha pelo ACT 2013/2014 já esta bem próxima.
Por isso, seja nas setoriais, nas pausas, entradas e saídas de expediente, os trabalhadores sabem que é a mobilização que trará conquistas para a categoria. A palavra de ordem dos trabalhadores agora é: vamos mobilizar e fazer bolinhos na Cemig! E se a chefia perguntar alguma coisa é só dizer: “Estamos preparando uma receita de vitórias”!
Isso mesmo, bolinhos! Nas setoriais realizadas na Cidade Industrial e no Anel Rodoviário, em BH, a direção do Sindieletro adotou uma nova dinâmica de debates: Trabalhadores formaram pequenos grupos e aprofundaram a discussão sobre o nosso Acordo e a PLR, refletindo sobre quem constrói o lucro da Cemig e sobre qual valor e forma mais justa os lucros devem ser distribuídos.
A discussão em grupos menores favoreceu a autonomia dos trabalhadores, que deixaram mais claras as suas expectativas para a distribuição da PLR. Eles também sugeriram novas formas de organizar, de mobilizar a categoria para as lutas, de usar as redes sociais a favor do movimento, de denunciar os acidentes de trabalho à sociedade.
Para o Sindieletro o importante é que a cada dia o trabalhador se aproprie mais e mais dos instrumentos de mobilização e que fique a vontade nos grupos para mostrar a sua opinião. É essa autonomia que a sociedade quer e os trabalhadores estão construindo nos bolinhos.