Nota de solidariedade às parlamentares vítimas de violência de gênero

O Sindieletro se solidariza com as parlamentares progressistas que estão recebendo ameaças anônimas e covardes de estupro corretivo e assassinato. Repudiamos essa violência, que deixam claros a misoginia e o viés político de fascismo e perseguição. Cobramos apuração e punição exemplares dos responsáveis pelas ameaças.

Em Minas, são pelo menos sete parlamentares vítimas das ameaças, as deputadas Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL) e Lohanna França (PV), e as vereadoras Iza Lourença (PSOL-Belo Horizonte), Cida Falabella (PSOL-Belo Horizonte), Claudia Guerra (PDT-Uberlândia) e Amanda Gondim (PDT-Uberlândia) .

A violência política de gênero se agrava ainda mais cada vez que um político de direita – e geralmente bolsonarista – divulga fake news e destila ódio contra deputadas e vereadoras que defendem minorias e a justiça social. Foi o caso recente do deputado bolsonarista Caporezzo (PL), que conseguiu interromper uma sessão na ALMG depois que ele divulgou um vídeo nas redes sociais questionando a escolta policial da deputada Bella Gonçalves.

Fascistas não passarão!