É com enorme tristeza que os/as educadores/as de todo o Brasil informam aos/às lutadores/as desse país o falecimento de Rosaura de Magalhães Pereira no dia 03 de agosto. Rosaura era uma daquelas bravas mulheres imprescindíveis a que, certamente, Bertold Brecht se inspirou como modelo em seu poema que, agora, parafraseamos em sua homenagem: se há mulheres que lutam um dia e são boas; se há aquelas que lutam um ano e são melhores; se há ainda aquelas que lutam durante muitos anos para serem muito melhores, Rosaura foi desse tipo de mulher que luta por uma vida inteira e, por isso, se torna imprescindível.
A mais nobre das profissões decidiu a escolher como vocação, e assim ela se tornou professora. E como educadora, escolheu a luta como caminho. Assim, Rosaura se tornou a primeira presidente mulher da então União dos Trabalhadores em Educação (UTE) de Minas Gerais, nosso importante sindicato dos/as educadores/as mineiros/as que, anos mais tarde, veio a se tornar o hoje tão combativo SindUTE/MG. Como irremediável militante que sempre foi, ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Minas e essa própria Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
A sua trajetória sempre foi a de combater as injustiças e, como se não bastasseocupar as grandes funções que sempre ocupou, Rosaura era daquelas lideranças que nutriam uma interminável empatia pelo próximo. Cativava pela atenção que a todos/as dispensava. O movimento sindical da educação lhe deve, além do exemplo de luta, sua atuação política avançada que inseriu na pauta dos/as educadores/as brasileiros/as questões de gênero e contra os preconceitos raciais que, somente tempos depois, viriam a ocupar a agenda do nosso movimento.
Sem dúvida alguma, Rosaura era daquelas sindicalistas que o futuro exigirá de todos nós assumirmos como exemplo. Os educadores e educadoras de todo o Brasil, em especial aqueles/as de Minas Gerais, terão agora o seu modelo a seguir. E nele nos inspiraremos a continuar a nossa árdua luta por um mundo mais justo e igualitário, pleno de direitos a todos e todas da classe trabalhadora brasileira.
Rosaura de Magalhães Pereira, presente!
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
Fonte: CUT Minas