Sindicalistas, militantes e trabalhadores das bases de dez centrais sindicais estarão nas ruas neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, realizando atos por igualdade racial, pela vida, democracia, contra o desemprego, a carestia e a fome.
As pautas da classe trabalhadora e dos movimentos de combate ao racismo foram unificadas e serão levadas para as ruas das principais cidades do Brasil e do exterior, com um único mote: #ForaBolsonaroRacista.
Em nota divulgada na quarta-feira (17), os sindicalistas argumentam que “a ação, a inércia e as posições do presidente da República e de seus aliados reacionários e conversadores reforçam e apoiam a violência e a hostilidade que discriminam, agridem e matam corpos pretos todos os dias, ao mesmo tempo em que negam e tornam invisíveis o caráter estrutural do racismo no Brasil”.
“Superar o racismo é uma exigência fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e justa. Garantir o direito ao trabalho decente e protegido para a população negra é um dos caminhos para reparação de uma história de exclusão e desigualdade e garantia de futuro diferente”, diz trecho da nota.
“Dar fim ao governo criminoso e racista de Jair Bolsonaro é um requisito essencial para que o país possa reencontrar o rumo do desenvolvimento com igualdade e justiça social”, conclui a nota assinada pelos presidentes da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, CSP-Conlutas, Intersindical, Central do Servidor e Intersindical Instrumento de Luta.
Confira aqui a íntegra da nota.
Fonte: CUT Brasil