Mais uma ação no âmbito institucional do Sindieletro obteve resultado positivo para a renovação do nosso Acordo Coletivo de Trabalho. Na sexta-feira, dia 22, às 10 horas, a direção do Sindieletro vai participar de audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT), situado à rua Bernardo Guimarães, nº 1.615, bairro Funcionários, em BH.
A audiência foi solicitada pelo Sindieletro antes mesmo da instauração do dissídio e a pauta será o nosso ACT, com destaque para a defesa dos nossos direitos, pelas negociações e prorrogação da data-base.
Retrospecto
Entregamos a nossa pauta no dia 13 de agosto e só no dia 02 de outubro a Cemig chamou a primeira reunião de negociação. Foram só 18 dias úteis entre a primeira reunião e a apresentação da segunda contraproposta da empresa, no dia 28 de outubro. A Cemig impôs tempo curto para as negociações e uma proposta de retirada de direitos.
Ao mesmo tempo, a Cemig se tornou antidemocrática; pela primeira vez na história das negociações do Acordo, recusou-se a prorrogar a data-base e começou a ameaçar a usar a Reforma Trabalhista para não ser obrigada a cumprir o ACT após o fim da sua vigência. Além disso, usa a PLR para pressionar a categoria a aprovar a sua proposta indecorosa.
Fomos para o TRT e o Tribunal Regional do Trabalho apresentou uma proposta para a renovação do nosso ACT. Em assembléias, aprovamos essa proposta e no próximo dia 25 haverá nova audiência de conciliação no TRT.
Continuamos na luta pela negociação, agora com base na proposta do TRT.