Nos 68 anos da Cemig, o parabéns vai para os eletricitários(as).

Há exatos 68 anos era fundada a Cemig. Hoje, é a maior empresa do Estado de Minas e uma das maiores companhias de energia elétrica da América Latina; é considerada uma estatal que gera a melhor energia do Brasil.

O Sindieletro parabeniza todos os eletricitários(as), ativos e aposentados  que, com garra e compromisso, ajudaram e continuam a contribuir para que a Cemig gere energia elétrica, iluminando as ruas das cidades, tornando-as mais seguras. Que supre as demandas das residências, dos hospitais, das indústrias, do comércio, e se faz cada vez mais essencial nas nossas vidas.

“Algumas coisas vieram para ficar”. Apropriamos da fala do atual presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, não com o mesmo contexto, mas para reforçar que esse é o caso da Cemig. Uma empresa que nasceu estatal e assim deve continuar a ser. Criada para levar energia elétrica a todos os cantos do Estado. Uma empresa que foi e continua sendo primordial para o desenvolvimento de Minas, e que enche de orgulho o povo mineiro.

Infelizmente, a frase do presidente da Cemig, como as já ditas em gestões anteriores, remete a uma empresa que se preocupa somente em distribuir dividendos para os acionistas, que reduz sua presença nas cidades, terceiriza e precariza a mão de obra dos trabalhadores, ataca o acordo coletivo dos eletricitários, não está preocupada com a qualidade e considera a privatização o “melhor caminho”.

Não! Não é essa empresa que o povo mineiro deseja. Queremos que a Cemig continue estatal e que contribua cada vez mais para o progresso do Estado, que invista em melhorias na rede elétrica, que amplie seu parque gerador e sua rede de distribuição, que proteja a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e da população, que gere além de riquezas, empregos de qualidade para os mineiros.

Por isso, parabenizamos a empresa e todos os eletricitários (as), ativos e aposentados, no aniversário de 68 anos de sua fundação. A Cemig tem uma história rica e extremamente importante, não só para o Estado, mas para todo o país. E a atual crise sanitária provocada pelo novo coronavírus está provando a necessidade de um Estado forte e das empresas estatais no combate à pandemia.

Parabéns Cemig. Parabéns eletricitários e eletricitárias. Continuem sendo a melhor energia do Brasil.