No AR, supervisor é eleito pelos trabalhadores

No segundo semestre de 2015, trabalhadores do setor de Proteção, Controle e Automação (Gerência SA/SE), no Anel Rodoviário, escolheram o novo supervisor da área. Assim, deram exemplo de democracia e transparência ao encaminharem para a Gerência o nome do companheiro que desejavam como supervisor, baseados no profissionalismo e boas relações no local de trabalho.

A SA/SE escolheu o nome mais votado pela equipe, o eletricitário Antônio de Pádua Amaral. O processo de escolha de supervisores pelos trabalhadores é defendido pelo Sindieletro há décadas, e vamos lutar para incluir no novo PCR como um importante ponto para valorizar a categoria.

O coordenador da Regional Metalúrgica do Sindicato, Ronei Cardoso da Cunha, destaca que a eleição para supervisão, além de exemplo de democracia e transparência, assegura o diálogo no ambiente de trabalho. “Há supervisores que querem ser mais realistas que o rei, perseguindo e impondo condições absurdas para as equipes, sem conversar. Mas com os próprios trabalhadores escolhendo o chefe mais direto, haverá mais diálogo e respeito no local de trabalho, considerando a opinião técnica dos companheiros”, destaca.

O diretor de base lotado na AS/SE, Vander Meira Pereira, lembra que toda a equipe se envolveu no debate sobre a escolha do novo supervisor. “Discutimos amplamente qual o melhor nome, com maturidade. A iniciativa deveria ser adotada em toda a Cemig, para valorizar os trabalhadores, reforçar a democracia nas relações de trabalho e melhorar o nosso dia a dia”, afirma.