Nesta sexta-feira, dia 14, será realizado, em Belo Horizonte, um debate que interessa a todas as pessoas que têm previdência privada. O 3º Seminário Regional da Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) “Cenários Político-Econômicos e seus impactos nos Fundos de Pensão” discutirá, dia 14 de setembro, no auditório da Fundação Libertas, perspectivas para o sistema de Previdência Complementar Fechado diante da atual conjuntura brasileira.
O encontro é uma promoção da Anapar com o apoio do Sindieletro e de diferentes fundações, sindicatos e associações ligadas aos fundos de pensão do nosso Estado.
A Diretora Regional da Anapar, Patrícia Mourão, explica que os encontros regionais promovidos pela Associação têm o objetivo principal de preparar os participantes para a defesa de seus direitos.
“A classe trabalhadora vive um momento muito delicado com perdas de direitos e de diminuição de possibilidades de se ter uma aposentadoria tranquila. Uma forma de resistir a isso é subsidiar os participantes com informações importantes, porém pouco divulgadas, propiciando um debate de qualidade sobre os cenários na conjuntura atual e as consequências que os mesmos podem causar na gestão e na vida dos participantes de fundos de pensão e do país”, destaca Patrícia.
Debate de qualidade
O painel da manhã terá como tema o “Cenário Político-Econômico” e reunirá o economista e consultor de diversas agências das Nações Unidas e autor de vários livros, Ladislau Dowbor, o economista e presidente da Fundação Libertas, Edevaldo Fernandes da Silva e o jornalista e ex-presidente da PREVI e CONTRAF Sérgio Ricardo Rosa.
À tarde o debate terá como tema “Horizontes para a Previdência Complementar” e contará com o advogado e ex-superintendente FIBRA (Fundo de pensão da ITAIPU) e autor do livro “Previdência Social na Sociedade de Risco: o desafio da solidariedade com sustentabilidade", Silvio Renato Rangel Silveira, o advogado e pesquisador na área de previdência complementar Fábio Augusto Junqueira de Carvalho, e o atual presidente da ANAPAR, advogado Antônio Bráulio de Carvalho.