Negociação do ACT: eletricitários da Celesc conquistam garantia de emprego

A negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/21 dos eletricitários da Celesc (empresa de energia elétrica de Santa Catarina) segue discutindo as questões financeiras, mas já há uma vitória parcial: a conquista da garantia de emprego.

A empresa reconheceu a importância da garantia de emprego, mas vem resistindo na negociação do reajuste nas cláusulas econômicas.

Para a Intercel (Intersindical que reúne os sindicatos que representam a categoria), a  conquista da garantia de emprego é fundamental para os trabalhadores e, agora, o avanço precisa ocorrer nas negociações das cláusulas econômicas. "Apesar da grande conquista que a garantia de emprego representa para os trabalhadores, as demais cláusulas do Acordo, quase que na totalidade, foram negadas pela Diretoria da Celesc", observou.

A Intercel cobrou, novamente, da empresa, respostas para a retomada de uma estrutura sindical que é fundamental para a defesa dos direitos dos trabalhadores e para a defesa da Celesc Pública. Atacada no último ACT, a liberação de dirigentes sindicais proporciona a organização e resistência da categoria diante das tentativas de privatização e de retirada de direitos. Infelizmente, a Diretoria adiou a resposta para esta terça-feira, 22.

A Intercel diz ainda que é preciso avançar e negociar a pauta efetivamente, uma vez que as assembleias para apreciação da proposta serão realizadas pelos sindicatos na próxima quinta-feira, dia 24.

Fonte: Sindicato dos Eletricitários do Norte de Santa Catarina, com edição do Sindieletro